Pesquisar no Blog de Notícias

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Produtos Natura: desconto de até 40%


Notícias de Porto Seguro, 17/09/2015 - www.buscaportoseguro.com.br


Show de dança do ventre, assista...


Cursos profissionalizantes são oferecidos pela Prefeitura de Porto Seguro



A Prefeitura de Porto Seguro abriu na última quarta-feira (16), dois programas de cursos profissionalizantes.
Um deles é o Trilha, em parceria com o governo estadual, com o objetivo de qualificar jovens de baixa renda e os inserir em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para geração de emprego e renda. O curso tem 30 vagas e terá duração de 400 horas, sendo que 100 horas serão voltadas à qualificação social, 250 para qualificação profissional e 50 na elaboração do trabalho final do curso (TFC). 
As aulas acontecerão na Casa do Trabalhador, das 13 às 17h,  de segunda a sexta-feira.  As inscrições estarão abertas até o dia 18 de setembro. A qualificação oferecida neste primeiro ciclo é na área  de Agente de Viagem/Operador de Turismo. O  Perfil dos jovens para participar devem ter idade mínima de 16 a 29 anos, cursar ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino e pertencer a uma família cadastrada no Programa Bolsa Família do governo federal.
Os outros cursos oferecidos à comunidade são ligados ao Pronatec: Salgadeiro, Recepcionista em Meios de Hospedagem e de Assistente Financeiro (20 vagas), para este este último, o interessado deve ter idade acima de 18 anos e no mínimo ensino médio incompleto. As inscrições podem ser feitas até o dia 30. Além disso, também estão sendo oferecidas vagas de emprego para Pedagogo, a fim de  atuar na coordenação pedagógica e supervisão dos curso do Programa Trilha. Mais informações sobre vagas de emprego e cursos profissionalizantes podem ser adquiridas na Casa do Trabalhador, situada na Rua Silvandir Chaves s/n, Bairro Parque Ecológico, ao lado da sede do Bolsa Família.
Por Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
Verônica Porto - jornalista

Seminário em Porto Seguro abre debate sobre educação ao longo da vida



A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação realiza desta quarta-feira, 16, até sexta, 18, em Porto Seguro, Bahia, o seminário Construção de Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida. O encontro abre debate sobre a criação de uma política pública que estabeleça o conceito de educação ao longo da vida (ELV) como um dos eixos da educação brasileira.
De acordo com o titular da Secadi, Paulo Gabriel Nacif, a educação ao longo da vida está muito ligada ao conceito de educação continuada e deve ser vista como um direito do cidadão. “A ideia é fortalecer a educação continuada; a educação ao longo da vida tem um vínculo direto com o Plano Nacional de Educação, na medida em que o aumento da escolarização e a eliminação do analfabetismo são pontos fundamentais do PNE”, disse. “O direito à educação ao longo da vida é reconhecido no mundo todo.”
Para Nacif, a ELV deve servir como base norteadora de políticas educacionais e estabelecer uma articulação efetiva, capaz integrar a educação formal, não formal e informal, para reconhecer e permitir a interação das aprendizagens obtidas pelas pessoas ao longo da vida. “É um conceito para toda a sociedade e está fortemente ligada às ideias de bairro educador, território educador e pátria educadora”, explicou.
Nas últimas duas décadas o Brasil participa de uma série de encontros multilaterais que definem a necessidade de adoção do conceito de ELV como base para a elaboração dos sistemas nacionais de educação. Entre tais encontros, o Brasil sediou a Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea), em 2009.
O seminário Construção de Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida tem como propósito debater as principais concepções e práticas de ELV e discutir os desafios, perspectivas e subsídios para formulação de uma política nacional. Serão apresentadas e debatidas 25 práticas, que contemplam uma mostra da diversidade de espaços de aprendizagem presentes na realidade brasileira.
Segundo Paulo Nacif, serão apresentadas experiências governamentais e não governamentais de educação formal e não formal, mantidas pelo setor público ou pela sociedade civil, que articulam intersetorialmente as diferentes dimensões da vida humana.
“Existem experiências na perspectiva da educação ao longo da vida acontecendo no Brasil com trabalhadores, na educação de jovens e adultos, nas universidades”, afirmou. “O que buscamos é uma troca de experiências para que possamos definir diretrizes para essa política.”
O seminário terá transmissão ao vivo na página do Ministério da Educação na internet.
Por Ascom Ministério da Educação

Passeio Ciclístico da Primavera em Cabrália


Novas ambulâncias do Samu são entregues para 18 cidades baianas

Segundo o governo, na Bahia, o atendimento do Samu cobre 269 cidades. (Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA)Segundo o governo, na Bahia, o atendimento do Samu cobre 269 cidades. (Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA)
Representantes de 18 municípios baianos receberam, nesta terça-feira (15), novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no estado. Os veículos foram entregues em cerimônia no pátio da Secretaria da Saúde (Sesab), em Salvador.
Foram beneficiadas com a renovação das frotas as cidades de GuajeruIbicoaraIbipitanga,ItuaçuLivramento de Nossa SenhoraMalhada de PedrasParamirimRio de ContasRio do PiresTanhaçuJequiéPorto SeguroJuazeiroIbirapuãItanhémMucuriNova Viçosa e Alagoinhas. Segundo o governo, na Bahia, o atendimento do Samu cobre 269 cidades.
Para o secretário Fábio Vilas-Boas, a renovação da frota deverá promover rapidez no atendimento a casos de urgência. "Esta renovação permite uma maior eficiência do serviço com ambulâncias novas, equipadas e que darão tranquilidade e segurança para que o sistema funcione sem interrupção", disse, por meio de nota.

Fonte: G1

Porto Seguro sediará final do Campeonato Baiano de Rugby



A final do Campeonato Baiano de Rugby acontecerá em Porto Seguro neste sábado, 19/09. O time de Porto Seguro, chamado TORUKS RUGBY, jogará a final em casa contra o Orixás Rugby, equipe de Salvador e Camaçari. Será a primeira vez que Porto Seguro sediará uma final estadual deste esporte coletivo. O jogo será realizado no Estádio Agnaldo Bento, onde a Suíça treinou ano passado para a Copa do Mundo, localizado no centro da cidade. 

Às 13h30min haverá apresentação artística dos índios Pataxós, representados pela Aldeia Velha. Às 14h começará o jogo, que terá arbitragem internacional, com o árbitro Marcelo Toscano (um dos principais da América do Sul) e às 16h o evento finaliza, já que no Rugby jogado com 15 jogadores em cada time, são dois tempos de 40 minutos. 

O presidente do Toruks Rugby Clube - Porto Seguro, Costa do Descobrimento, Diego Hamilton Reis, conta que em Porto Seguro 25 atletas no masculino e 15 no feminino treinam toda quinta-feira, sábado e domingo, às 15h, no Campo da Maçonaria (ao lado do Sinthotesb, Bairro Cambolo). Desde 2013 a equipe já compete representando o município. "Já temos o título de campões baianos de Beach Rugby (Rugby de Praia) e duas vezes terceiro colocado no Baiano", compartilha. 

A entrada é gratuita e o evento tem o apoio da Prefeitura de Porto Seguro. 

Prefeita de Porto Seguro assina contrato para construção do SESC





A prefeita Claudia Oliveira e o Deputado Roberio Oliveira participaram na ultima segunda feira (14) na sede da FECOMERCIO, do ato de assinatura do contrato para a construção da unidade do SESC em Porto Seguro, que ficará a cargo da empresa Ativa Engenharia Ltda., que terá INVESTIMENTOS da ordem de 22 milhões de reais, com dotação orçamentária e recursos financeiros, já assegurados em conta corrente.


Fonte: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

Comerciante sai ilesa de capotamento em rodovia perto de Trancoso

Uma mulher perdeu o controle do carro e capotou na BA-001, na tarde de quarta-feira (16), perto de Trancoso, no município de Porto Seguro.

Segundo a polícia, o acidente pode ter sido causado por um problema mecânico. A suspeita é que a barra de direção tenha se soltado.

Condutora do veículo, a comerciante eunapolitana Gerliane Borges, de 47 anos, sofreu apenas escoriações e não precisou ser encaminhada para o hospital, informou a polícia.
Gerliane Borges, que estava sozinha no automóvel, seguia de Arraial d’Ajuda em direção a Trancoso, no Litoral Sul do município.
Fonte: Radar 64