Pesquisar no Blog de Notícias

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Programa Saúde Sem Fronteiras é lançado no município de Porto Seguro

Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades


Planejado para levar serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel) a diversos pontos da Bahia, o Programa Saúde Sem Fronteiras foi lançado ontem, em Porto Seguro, no sul do estado.
Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades.
Criado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o programa levará, cada vez mais, serviços considerados de difícil acesso para a população. O lançamento foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, em conjunto com o início da Campanha Outubro Rosa.
A ‘Caminhada pela vida, na luta contra o câncer de mama’, também marcou a abertura da campanha no município. 
Em Porto Seguro, o rastreamento do câncer de mama atende mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença, até o dia 20.
Atualmente, além de Porto Seguro, a ação está em Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe e Muritiba. 
De acordo com Fábio Vilas-Boas, o Governo do Estado tem a preocupação de descentralizar e regionalizar a assistência na Bahia.
“Chega de enviar pacientes de ambulância para Salvador. Nós vamos estruturar a assistência em Porto Seguro, qualificar e ampliar o serviço no Hospital Luis Eduardo Magalhães, e nas regiões sul e Extremo Sul, envolvendo Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunápolis, de modo que nós possamos oferecer à população toda a assistência que ela necessita”, disse.  
Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai promover um cinema itinerante, a céu aberto, em cinco cidades baianas, batizado de Cine Rosa.
O filme ‘A culpa é das estrelas’ será exibido, sempre às 18h, nas cidades de Maragogipe, no dia 6; Porto Seguro, no dia 9; Mucugê, no dia 17; Cachoeira, no dia 19; e, por fim, em Salvador, no bairro de Cajazeiras X, no dia 24.

Relatório final da CPI diz que Petrobras foi vítima de cartel de empreiteiras


O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), diz em seu relatório final  que a empresa foi vítima de um cartel de empreiteiras que contou com “a cumplicidade de alguns maus funcionários”.
Brasilia - O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sergio, lê o relatório (Valter Campanato/Agência Brasil)
O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sergio, apresenta o  texto final que deve ser votado na próxima quinta-feira (22)Valter Campanato/Agência Brasil





















O texto foi apresentado hoje (19) e deve ser votado na próxima quinta-feira (22). De acordo com Sérgio, houve “motivações de natureza pessoal” para os crimes. Ele diz que isso foi comprovado nos vários depoimentos prestados à comissão e também no acordo de leniência firmado pela empresa Setal com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

De acordo com Sérgio, o relatório traz 30 recomendações à Petrobras, à Procuradoria-Geral da República, ao Ministério da Justiça, à Câmara dos Deputados e ao Ministério das Minas e Energia, para a doção de procedimentos que combatam a corrupção, e propõe 14 sugestões de mudanças em legislações diversas para coibir a prática.
“Delatores confirmaram nessa CPI e deram muitos mais detalhes ao Cade sobre a existência de um 'clube' de empreiteiras que se reunia para combinar a participação em concorrências da Petrobras”, diz o relator.
O texto também isenta das denúncias os ex-presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, Graça Foster, “ou de ex-conselheiros da estatal, como a presidente Dilma Rousseff". O texto exclui ainda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o relator, não há menção nos depoimentos dos delatores sobre a participação de qualquer um deles no esquema investigado na Operação Lava Jato.
Luiz Sérgio questiona também as conclusões da Polícia Federal e do Ministério Público sobre o pagamento de propinas por meio de doações oficiais de campanha a partidos políticos.
“Não dá para acreditar que exista dinheiro carimbado no caixa das empreiteiras, daí ser exagerada a afirmação dos investigadores. Vejam o caso da Mendes Júnior, que tinha participação em consórcios contratados pela Petrobras, ao mesmo tempo em que atuava nas obras do centro administrativo do governo de Minas Gerais. Quando essa empresa fez doações para campanhas, o dinheiro veio da Petrobras ou do governo mineiro?” diz.
Ao esclarecer porque deixou de fora as recomendações de indiciamento de políticos envolvidos na Operação Lava Jato, Luiz Sérgio diz que essas denúncias podem ser levadas a outros instâncias, como o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. “Qualquer partido com representação no Congresso pode oferecer denúncia ao Conselho de Ética da Câmara”, disse.
Um pedido de vista coletivo adiou a votação do relatório. Os deputados tentam construir um entendimento em torno das sugestões de indiciamento propostas pelos quatro subrelatores, Bruno Covas (PSDB-SP), Andre Moura (PSC-SE), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)  e Altineu Côrtes (PR-RJ), que querem incluir entre os indiciados, os nomes dos ex-presidentes da Petrobras, entre outros. O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) está na sistematização do texto.
Edição: Fábio Massalli  Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

Grande procura marca a segunda semana da carreta de rastreamento do câncer de mama


Na manhã desta terça feira, 13/10, a prefeita, juntamente com a Secretária de Saúde, Edna Alves, foram conferir de perto, na Passarela do Descobrimento, o andamento exitoso das mamografias, na prevenção do câncer de mama, realizado pela carreta de rastreamento, em parceria com o Governo do Estado da Bahia.
Na chegada ao local, a gestora constatou, com satisfação, mais de 100 mulheres sendo atendidas, para a realização do importante procedimento, que contabiliza de 02 a 13/10, a expressiva marca de 1.266 exames direcionados à mulheres entre 50 a 69 anos. Somando-se aos exames já realizados no prestador do município, registramos até a presente data, 3.066 mamografias em Porto Seguro.
“Grande é a minha alegria por contar com projeto dessa magnitude, ampliando e fortalecendo os indicadores no combate ao câncer de mama. Desde a criação do Porto Seguro Rosa, em 2013, o município registra números importantes na oferta de mamografias, a exemplo de 2014, quando foram feitos 4.700 exames nas contínuas ações de detecção precoce da doença”, ressalta.
A carreta móvel, que conta com 3 mamógrafos, funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, exceto feriados, com a capacidade diária de 210 exames. As mamografias serão promovidas até o dia 20/10. Para facilitar os atendimentos, objetivando alcançar todas as mulheres de 50 a 69 anos, que moram em diferentes bairros e distritos da cidade, e recebem assistência nas unidades de saúde da família, a Atenção Básica de Porto Seguro elaborou um cronograma, com datas, para integrar grupos de senhoras que residem em locais específicos, mapeando toda a cidade.
Ascom-Secretaria de Saúde

Rio 2016 abre nova fase de venda de ingressos às 10h de hoje


O Comitê Organizador Rio 2016 abre hoje (20), às 10h, mais uma etapa da venda de ingressos para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Há tíquetes disponíveis para 518 sessões, entre elas as cerimônias de encerramento e abertura e as finais de vários esportes.
Desta vez, não haverá sorteio, quem acessar o site do Rio 2016 e finalizar a compra primeiro garante os ingressos. Entre as sessões esportivas com bilhetes disponíveis para a compra estão as finais de basquete, futebol, handebol, tênis (torneio simples) e ginástica artística (por equipes).
Além disso, há ingressos para a disputa de medalha de bronze do voleibol. A previsão do Comitê Organizador é que as sessões mais concorridas se encerrem logo nas primeiras horas. As demais continuarão sendo vendidas até os Jogos, enquanto durarem os bilhetes.

 
Edição: Denise Griesinger - Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

Dilma diz na Finlândia que governo não está envolvido em esquema de corrupção


Helsinque - Presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, posam para foto oficial (Roberto Stuckert Filho/PR)
Helsinque - A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, posam para foto oficialRoberto Stuckert Filho/PR























A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (20) que o seu governo não está envolvido em esquema de corrupção e evitou comentar declaração feita ontem pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de que o governo brasileiro está envolvido no maior escândalo de corrupção no mundo
“Primeiro, não vou comentar palavras do presidente da Câmara. Segundo, meu governo não está envolvido em nenhum escândalo de corrupção. Não é o meu governo que está sendo acusado atualmente”, disse em entrevista coletiva na Finlândia.
Ao ser questionada se a Petrobras é uma empresa de seu governo, a presidenta respondeu que “não é a empresa Petrobras que está envolvida no escândalo. São pessoas que praticaram corrupção e elas estão presas".

Para ela, o objetivo da oposição é inviabilizar a ação do governo, mas essa ação não será inviabilizada “faça ela quantos pedidos de impeachment fizer”.
As declarações de Dilma foram feitas durante entrevista ao lado do presidente finlandês, Sauli Niinisto.
Edição: Graça Adjuto

Prefeitura de Porto Seguro investe em novo Projeto:"Jovem Cidadão"

O “Jovem Cidadão” é o mais novo projeto da Prefeitura de Porto Seguro. O objetivo é estimular o desenvolvimento de potencialidades a partir de atividades que propiciam a convivência social e participação cidadã. Na sexta e sábado, foi promovido o I Campeonato da Força Juvenil, com a disputada da modalidade esportiva Futsal, envolvendo 60 jovens de 15 a 17 anos.
 

Inep aciona Polícia Federal após suposto vazamento de provas do Enem


O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) vai acionar a Polícia Federal por causa do suposto vazamento de imagens do caderno de questões e do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
As fotos começaram a circular ontem nas redes sociais, mas o órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) negou a veracidade dos documentos, que foram divulgados na página do Inep no Facebook com a tarja “prova falsa”. 
Em nota, a assessoria do instituto afirmou que analisou os dispositivos de segurança e se constatou que a prova não é verdadeira. O esquema de segurança para o exame será intensificado este ano. 
Além de detectores de metais nas entradas e nos banheiros, a PF fará o cruzamento de dados de candidatos para verificar o risco de fraudes. As mais de 16 milhões de provas impressas serão distribuídas por 60 batalhões do Exército e contarão com cadeados eletrônicos.
Por Bahia Notícias

Porto Seguro: Comunidade de N. Srª Aparecida faz festa para padroeira

Por Ascom/Porto Seguro
Foto: Ascom/Porto Seguro

A comunidade de N. Srª Aparecida, no distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, organizou uma comemoração especial para o dia da padroeira, quando uma comitiva, liderada pela prefeita Claúdia Oliveira visitou o local. 

As famílias receberam de braços abertos a gestora, que estava acompanhada do deputado estadual Robério Oliveira; do secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, além dos vereadores Ditão, Dilmo e Nilsão.
Foto: Ascom/Porto Seguro
A comitiva foi recebida pelo presidente Jorge, da PROCAB, associação de moradores local, e sua família e por diversos moradores, presidentes de entidades e lideranças de comunidades rurais vizinhas, que fizeram questão de participar da festa. As missas foram celebradas pelos padres Clodoaldo, Marcos, Aloísio e Tadeu.
Estiveram presentes ainda representantes das comunidades de Bom Jesus, Engenho Velho, Santa Rita, Vale Verde, São Valentim, Santiago, São Pedro, N. Srª d'Ajuda e Vera Cruz. 

Entre os moradores e pequenos agricultores, o tom era de agradecimento à prefeita e ao secretário Bittencourt pelo trabalho de recuperação e manutenção das estradas vicinais, que muito tem facilitado a vida das pesoas na zona rural do município.
Fonte: Ascon Porto Seguro