Pesquisar no Blog de Notícias

terça-feira, 6 de outubro de 2015

CIPPA acaba festa com bebedeira e poluição sonora em Posto de Combustível



Uma grande operação de combate à poluição sonora realizada pela Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cippa), na noite desta segunda-feira (5), no Centro de Santa Cruz Cabrália, foi responsável pela apreensão de dois veículos em um posto de combustível. 
De acordo com informações do major Carlos Humberto, responsável pelo 8º Batalhão da CIPPA, que realizou a ação, os dois veículos, um Gol e um Golf foram apreendidos por estarem com o som acima do volume permitido por lei de 55dB.
Além de combater a poluição sonora, a operação objetivou evitar também a ocorrência de incidentes em ambiente inflamável. No local, dezenas de pessoas fumavam e consumiam bebidas alcoólicas.
Os Veículos foram apreendidos e Guinchado ficando à disposição da Justiça. 
Por Bahia Dia a Dia

Porto Seguro exibe a céu aberto o filme ACULPA É DAS ESTRELAS, dia 9




Cinco cidades da Bahia vão receber o projeto "Cine Rosa" com a exibição do filme "A culpa é das estrelas". O projeto é realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo da Bahia, e integra a campanha do Outubro Rosa.
O cinema itinerante vai passar nas cidades de Magagogipe, Porto Seguro, Mucugê, Cachoeira e Salvador. A exibição ocorre a céu aberto sempre às 18h.
A primeira cidade baiana a receber o projeto é Maragogipe, no recôncavo baiano. O público vai se reunir na Praça do Coreto na terça-feira (6).
Em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, o filme vai passar na Avenida Passarela do Descobrimento no dia 9.
Em Mucugê, na Chapada Diamantina, será no dia 17, e o local ainda está a confirmar; já no dia 19, o projeto chega a Cachoeira, também no recôncavo, na Praça Doutor Milton.
Já em Salvador, o filme será exibido no dia 14, no bairro de Cajazeiras X, no Campo da Pronaica.
Por G1

Ministério Público Federal investiga outras contas de Eduardo Cunha



Investigadores da Operação Lava Jato apuram se o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mantinha outras contas no exterior além daquelas já identificadas e bloqueadas pelas autoridades suíças. Na semana passada, a Suíça comunicou o Brasil que iria transferir os autos de uma investigação criminal que corre no país europeu sobre Cunha para que a Procuradoria-Geral da República brasileira dê prosseguimento.
Recentemente, a equipe de procuradores que auxilia o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos acordos de cooperação internacional ligados ao esquema de corrupção na Petrobras recebeu reforço para intensificar o trabalho de investigação no exterior. Segundo fontes próximas ao caso de Cunha no Ministério Público suíço, o parlamentar foi informado sobre o bloqueio de contas das quais é beneficiário "há um bom tempo".
O primeiro contato sobre o ocorrido teria sido realizado pelo próprio banco, que tem o dever de informar ao cliente o que ocorre em termos de suas contas e sua relação com a Justiça. Conforme fontes, ele também teria sido oficialmente informado pela Justiça da Suíça sobre os motivos do congelamento.
O mesmo procedimento de congelamento de contas ocorreu com Pedro Barusco, ex-diretor da Petrobras. Em março de 2014, ele tentou fazer uma série de transações quando as autoridades que já o monitoravam. O dinheiro foi bloqueado. Em alguns casos, o dinheiro nem sequer saiu da conta original. Em outros, foi na conta de destino que os valores foram congelados. Em ambos os casos, porém, Barusco foi informado pelo banco assim que os valores foram bloqueados.
A investigação no país europeu foi aberta em abril. O MP suíço informou aos procuradores brasileiros que Cunha abriu empresas de fachada para esconder seu nome nos registros bancários na Suíça.
Após a divulgação de que a Suíça transferiu para o Brasil a investigação criminal, Cunha disse que não tomou conhecimento de "absolutamente nada" a respeito das denúncias veiculadas. Em comunicado na sexta-feira passada, o deputado rechaçou a existência de empresas de fachada e disse "desconhecer o teor dos fatos veiculados".
O Ministério Público na Suíça, por enquanto, se recusa a informar qual o banco que mantinha as quatro contas relacionadas ao deputado. Mas garante que foi a própria entidade que se surpreendeu com as movimentações e decidiu informar as autoridades sobre suspeitas de lavagem de dinheiro.
O caso é mantido em segredo na Procuradoria-Geral da República, em harmonia com as determinações suíças. Até o momento, procuradores aguardam a chegada do material completo das apurações para decidir o que fazer com os dados. O procurador-geral da República pode abrir um novo inquérito, para dar continuidade às investigações ou oferecer diretamente uma denúncia, se a avaliação for de que o caso está avançado.
Cunha já foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de receber propina de US$ 5 milhões em contratos de navios-sonda da Petrobras. O peemedebista nega.
Por Bahia Notícias

Veja tudo sobre o Campeonato Brasileiro, Gols, Seleção de Notícias, Classificação e Opinião


Notícias de Porto Seguro - 06/10/2015 - Busca Porto Seguro


Nobel de Física é concedido a pesquisadores japonês e canadense

Da Agência Lusa
Prêmio Nobel de Física
Prêmio Nobel de Física é concedido a pesquisadores por trabalho sobre neutrinosFredrik Sandberg/Agência Lusa

























O Prêmio Nobel de Física foi concedido hoje (6) ao japonês Takaaki Kajita e ao canadense Arthur B. McDonald por seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares.
O júri sueco premiou os dois pesquisadores "pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que as partículas têm massa", o que permite compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

Nessa segunda-feira (5), a Academia Sueca anunciou os nomes dos pesquisadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, contemplados com o Prêmio Nobel da Medicina.

Campbell e Omura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combater infecções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto Youyou Tu vai receber o prêmio por uma inovadora terapia contra a malária.

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura será anunciado quinta-feira (8) em Estocolmo pela academia. O Nobel da Paz será divulgado sexta-feira (9) e o de economia no dia 12.
Edição: Graça Adjuto

Cientistas descobrem na Indonésia nova espécie de mamífero

Da Agência Lusa

O rato, de Hyorhinomys stuempkei, foi descoberto na Indonésia
Sulawesi Island (Indonésia) - O rato, de nome científico Hyorhinomys stuempkei, foi descoberto na IndonésiaMuseu Victoria/Agência Lusa/Direitos Reservados
Cientistas de vários países que trabalhavam na Indonésia descobriram uma nova espécie de mamífero, chamado rato do nariz achatado, devido às características jamais observadas pelos cientistas.
A criatura foi descoberta numa região de montanha isolada na Ilha de Sulawesi, no centro da Indonésia, informou o museu australiano de Victoria, cujos cientistas participaram dos trabalhos.
O rato, que tem o nome científico deHyorhinomys stuempkei, tem “características nunca antes vistas pela ciência”, destacou o museu, num comunicado publicado hoje (6).
A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas da Indonésia, Austrália e dos Estados Unidos.
Além do nariz rosa achatado e grande, em que as narinas têm uma forma semelhante às de um porco, o animal tem grandes orelhas, boca pequena e dentes frontais longos, segundo a mesma fonte. Nas fotos tiradas, o mamífero parece ter o mesmo tamanho de um rato.
“Estou surpreendido por ter encontrado uma nova espécie de mamífero tão diferente das outras espécies que estão referenciadas pela ciência”, disse Kevin Rowe, um dos cientistas do Museu Vitória.
Este mamífero é carnívoro e se alimenta, provavelmente, de minhocas e larvas de inseto.

Gate desativa artefato explosivo que causou interdição da Avenida Paulista


A Avenida Paulista, na região central de São Paulo, foi interditada por cerca de três horas na manhã desta segunda-feira (5), por conta de um artefato explosivo abandonado em um ponto de táxi na Rua Leôncio de Carvalho, próximo à esquina com a avenida.
A mochila suspeita, com fios e um relógio, fez com que o esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar fosse acionado. Depois de análise feita com um robô e um raio-x, verificou-se que havia um cilindro de gás com 5 quilos, com potencial de explodir.
"Nós encaramos como um artefato explosivo deixado no local, pela maneira como foi confeccionado", disse o major Iron Sérgio Ferreira da Silva, do Gate. "O gás saia lentamente. O perigo era uma pessoa no ponto de táxi acender um cigarro, se queimar ou, com a explosão do bujão, entrar em óbito".
Moradores chegaram a ouvir um barulho que parecia uma explosão, mas, segundo o major, tratava-se do som de um equipamento usado para esvaziar o botijão. "Para acionar o canhão, é usada uma espoleta. É como se fosse um tiro", explicou.
Ninguém se feriu, e o responsável por abandonar o artefato no local ainda não foi identificado. A mochila e o restante do material foram recolhidos para uma perícia do próprio esquadrão antibombas. O caso foi encaminhado para o 78º DP (Jardins).
O trânsito foi totalmente interrompido na Pauilsta das 7h53 às 11h05, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O bloqueio aconteceu na altura da Rua Leôncio de Carvalho, onde estava localizado o suposto artefato explosivo.
A área foi isolada por motivo de segurança, e os motoristas foram obrigados a desviar pela Praça Oswaldo Cruz.
A internauta Amanda dos Santos Lima, de 26 anos, trabalha em um prédio na Avenida Paulista próximo ao local enviou ao VC no G1 uma foto dos policiais do Gate com o robô para inspecionar o objeto. "Não estão deixando ninguém entrar ou sair do prédio", afirma Amanda, que disse ter ouvido uma pequena explosão no local.
Por G1

Tribo Pataxó participa dos Jogos Mundiais Indígenas



Uma solenidade realizada no último dia 03 de Outubro, na Reserva da Jaqueira, marcou a entrega oficial do convite para a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira e as tribos Pataxó de Porto Seguro e região para participar dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados de 20/10 a 1º/11, em Palmas (TO). O convite foi oferecido pelo coordenador geral dos Jogos Indígenas, Carlos Terena.
Além dos povos indígenas, participaram ainda do encontro, o superintendente da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), Elias Dourado; os secretários municipais de Educação, Teresinha Siviero e Esportes, Enildo da Gama (Roló); o superintendente para Assuntos Indígenas, Juari Pataxó e diversas lideranças ligadas ao esporte no município.
Farão parte dos jogos 24 delegações do Brasil, de várias etnias, e 23 de outros países do mundo. 45 atletas de Porto Seguro estarão no páreo, com destaque para as modalidades de arco e flecha e arremesso de lança. "Só o fato de termos sido escolhidos, já é uma vitória. Seremos a única etnia representando Porto Seguro, a Bahia e o Nordeste. E isso nos dará muita visibilidade a nível nacional e internacional", comemora o superintendente para Assuntos Indígenas da Prefeitura, Juari Pataxó.
Segundo ele, isso foi possível devido ao trabalho de participação junto ao comitê organizador, coroado pela realização, pela Prefeitura, dos Jogos Indígenas Pataxó. Durante a solenidade na Reserva da Jaqueira, foram entregues à organização, as lanças que serão utilizadas nos Jogos Indígenas, produzidas pelo ancião Edvaldo Pataxó, da Aldeia Pé do Monte, e o acabamento feito por Dito Pataxó, da Coroa Vermelha. Os convidados foram abençoados pelo pajé Tauá Pataxó, da Reserva a Jaqueira.
Por Ascom – Prefeitura de Porto Seguro