Pesquisar no Blog de Notícias

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Notícias de Porto Seguro - 23/09/2015 - Busca Porto Seguro


Lava Jato: mais um delator cita o nome de cunha

Mais um réu da Operação Lava Jato fechou delação premiada junto ao Ministério Público Federal (MPF). Eduardo Vaz da Costa Musa, ex-gerente da Área Internacional da Petrobras, afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem ligação com o esquema de corrupção na estatal.
“João Augusto Henriques disse ao declarante que conseguiu emplacar Jorge Luiz Zelada para diretor internacional da Petrobras com o apoio do PMDB de Minas Gerais, mas quem dava palavra final era o deputado Eduardo Cunha do PMDB/RJ”, diz trecho da delação de Musa.
Heniques é apontado pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal como um operador ligado ao PMDB no esquema de fraudes, corrupção e desvio de recursos da Petrobras. Ele foi preso na 19ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na segunda-feira (21), e é tido como o maior operador da área Internacional descoberto pelas investigações. O partido nega ligação com Henriques.
A delação de Musa foi homologada em 10 de setembro pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato em primeira instância. Os termos da colaboração foram anexados ao sistema judiciário na noite terça-feira (22).
Conforme informado pelo Ministério Público Federal, Musa se comprometeu a depositar em conta judicial R$ 4,5 milhões, além do repatriamento de US$ 3,2 milhões.
Musa é um dos réus da ação penal oriunda da 15ª fase da Operação Lava Jato, que também prendeu o ex-diretor da área Internacional Jorge Luiz Zelada, em junho deste ano. Ele responde pelo crime de corrupção passiva em liberdade.
Aos procuradores, Musa afirmou que sempre ouviu falar que havia na petrolífera um esquema de propina. “Que desde que o declarante entrou na Petrobras, se ouvia falar no esquema de vantagens indevidas nas mais diversas áreas, mas somente em 2006 o declarante passou a tomar conhecimento de forma direta”, diz outro trecho da delação.
Por G1

Porto Seguro convida para IV Conferência Municipal das Mulheres

A Prefeitura de Porto Seguro convida a população para participar da IV Conferência Municipal das Mulheres, que terá como tema “Igualdade para mulheres: compromisso de todos”.
O evento, que será realizado no Centro de Cultura de Porto Seguro, começa hoje, às 16h, e continua amanhã, a partir das 9h.
A ação é uma realização da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com as Secretarias de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado e Federal, além do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

Porto Seguro avança na Política de Promoção da Igualdade Racial

 

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e a Superintendente de Políticas da Igualdade Racial de Porto Seguro, Gilberlice Menezes, foram convidadas pela Ministra da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes para realização da assinatura do Termo de Adesão do Município de Porto Seguro-BA ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. 
Nesse ato foi destacado pela Ministra Nilma Gomes, que os municípios que aderiram ao Sistema Nacional, tornam-se municípios de referência e prioritários para o Governo Federal na política na pauta Racial. Estando Porto Seguro, portanto, na qualidade de destaque na aplicação das políticas de igualdade.
"Porto Seguro mostrou um exemplo de busca pela conquista da Igualdade Racial", pontuou a ministra, ressaltando a importância da continuidade das ações de promoção.
A Prefeita Claudia Oliveira destacou que, "esse momento emblemático demostra o compromisso que os municípios têm com a pauta racial e a população" e que lutará para a superação das desigualdades por uma cidade justa e igualitária.
O evento aconteceu no dia 22 de setembro de 2015 na Assembleia Legislativa da Bahia.
Por Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Verônica Porto  - Jornalista

É sempre bom lembrar que Porto Seguro é destaque para receber Tocha Olímpica 2016

Empenhada em preparar uma grande festa para celebrar a passagem da Tocha Olímpica pelo município, no dia 19 de maio de 2016, a prefeita de Porto Seguro participou de duas reuniões para tratar da estrutura, programação e segurança para o evento. “Em ambos, Porto Seguro foi destaque em virtude de seu planejamento adiantado para a grande festa nacional”, comemorou a prefeita feliz com o reconhecimento do trabalho no município e o legado que deixará à história da terra máter.

O dia 17, a agenda da prefeita para tratar das ações para o evento do revezamento da tocha olímpica aconteceu juntamente com o 4º Encontro dos Prefeitos da Bahia, no Hotel Gallé, com a presença do Ministro do Esporte, representantes da Secretaria Estadual do Esporte, do Ministério do Turismo, presidente da União dos Municípios da Bahia, além da equipe de segurança e do Gabinete da presidente da República, Dilma Rousseff. Nesta oportunidade, o Ministério do Esporte anunciou o apoio aos municípios contemplados para o revezamento como Cidade Celebração e o Ministério do Turismo noticiou sua parceria com a contratação dos grandes shows durante o evento, além de preparar material publicitário específico, ficando  uma nova reunião no dia 7 de outubro, em Brasília.

Cláudia Oliveira, acompanhada do chefe de gabinete, Josemar Siquara e do secretário municipal do Trânsito e Serviços Públicos, Eriosvaldo Renovato Dias, também participou de reunião com representantes do Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e Agência Brasileira de Informações, para tratar sobre segurança a ser disponibilizada durante o revezamento. 
Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

Ciclistas de Porto Seguro fazem ação educativa na Semana Nacional do Trânsito


Foto: Divulgação
A 'turma do pedal' de Porto Seguro se mobilizou para um adesivaço alusivo à Semana Nacional do Trânsito, fazendo um passeio ciclístico diferente. Com cunho educativo, centenas de ciclistas desenvolveram atividades como blitz para colagem de adesivos da campanha e abordagem de motoristas na Orla Norte e em vários bairros sobre a convivência harmoniosa no trânsito.
O coordenador da ação, o ciclista Gilberto Barbosa Santos, que em outubro do ano passado sofreu um grave acidente ao pedalar pela orla, conta que distribuíram panfletos com mensagens de conscientização sobre a direção defensiva e leis de trânsito, além de fixar adesivos nos veículos como sinal de engajamento na campanha.

O percurso foi iniciado no Trevo do Cabral, com pausa para concentração em frente ao Museu da Epopéia do Descobrimento, seguindo pela ladeira do Outeiro da Gloria até o Frei Calixto, em seguida, foram pelo Cambolo e percorreram o Mirante, descendo pela ladeira do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, Avenida Navegantes e, novamente, no Trevo do Cabral, encerraram em clima de harmonia e de dever cumprido como cidadãos, deixando a mensagem de conscientização quanto à educação no trânsito, objetivo do evento promovido pela Prefeitura de Porto Seguro, que ainda deixou em pontos de intenso tráfego, vários veículos danificados em acidentes, como sinal de alerta.
 
Fonte: Radar64