O Cenoe Hospital de Olhos recentemente inaugurado em Porto Seguro iniciou nesta quinta feira, 19/05, a disponibilização de serviços para rede do Sistema Único de Saúde, SUS, no município, através do credenciamento realizado pela Prefeitura junto à clínica, trazendo alta tecnologia, por meio da implantação do primeiro centro cirúrgico oftalmológico, subsidiando a realização de cirurgias de catarata, retina pterígio (mais conhecido como carne no olho) e plástica ocular.
A unidade hospitalar direcionada à oftalmologia é conveniada a Prefeitura de Porto Seguro, possibilitando que a população tenha acesso irrestrito ao diagnóstico e controle da doença, feito por meio de colírios distribuídos gratuitamente.
O Hospital de olhos possui equipe médica de 12 profissionais que atuam nas sub especialidades da oftalmologia e prestam atendimento humanizado aos pacientes. “Nossa vontade é expandir os serviços do Hospital de olhos, visando oferecer tratamento de qualidade e seguro para a população, atendendo as necessidades do município no âmbito oftalmológico”, explica o oftalmologista Dr. Antônio Nogueira, especialista em catarata e glaucoma.
O primeiro hospital de olhos de Porto Seguro permite que a população seja atendida sem precisar se deslocar para municípios vizinhos. Os agendamentos são regulados nas unidades de saúde, mediante a solicitação médica padronizada pelo SUS.
Para a Secretária de Saúde, Edna Alves, a parceria do Cenoe com a Prefeitura de Porto Seguro é de fundamental importância. “Trata-se de efetivo aperfeiçoamento da saúde no âmbito da oftalmologia no município, principalmente pela implantação do primeiro hospital de olhos, viabilizando à população o acesso ao atendimentohumanizado e a oportunidade de realizar consultas, exames e cirurgias sem deslocar-se para outras cidades”, pontua.
Satisfação dos pacientes
A aposentada Maria José, 68 anos, foi uma das primeiras a serem atendidas no Cenoe. Durante a avaliação do fundo do olho, o médico detectou existência de catarata, com indicação cirúrgica em ambos os olhos. “Eu tenho gasto muito com exames em outros lugares e hoje me sinto bastante satisfeita em fazer novos exames, sem pagar, e poder ter o recebimento da cirurgia de catarata pelo SUS”, declara.
Marco Geraldo, profissional do ramo de moto táxi, confirma a satisfação do atendimento ofertado. “Eu vim fazer exames porque estou com ardência nos olhos e ao chegar aqui fui muito bem tratado. Sem dúvida, o atendimento é muito digno, agradável e atendeu as minhas expectativas. Só tenho a agradecer”, afirma.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro