Pesquisar no Blog de Notícias

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Notícias de Porto Seguro - 05/10/2015 - Busca Porto Seguro


O Jogo da Política: Notícias sobre Política, Direito e Economia


ONU diz que ataque contra hospital afegão pode ser crime de guerra



O chefe do escritório de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra'ad al-Hussein, falou em "crime de guerra" ao comentar, neste sábado (3), o bombardeio que atingiu um hospital da organização Médico sem Fronteiras (MSF) em Kunduz, no norte do Afeganistão. Ao menos 19 pessoas morreram.
“Esse evento profundamente chocante deve ser rapidamente, profundamente e independentemente investigado, e seus resultados devem ser tornados públicos”, disse Zeid Ra'ad al-Hussein em um comunicado. “A seriedade do incidente é ressaltada pelo fato de que um bombardeio contra um hospital pode ser considerado um crime de guerra.”
Para ele, o incidente "extremamente trágico, sem desculpas e possivelmente até criminoso".
"A aviação militar afegã e internacional tem a obrigação de respeitar e proteger os civis o tempo todo, e as instalações médicas e seu pessoal são objeto de proteção especial."
Entre os mortos, estão 12 funcionários da organização, quatro pacientes adultos e três crianças. Outras 37 pessoas ficaram feridas – entre elas 19 funcionários.
O MSF disse em nota que todas as partes envolvidas no conflito no país foram informadas sobre a localização precisa de seu hospital e de outras instalações do grupo. Ainda de acordo com o MSF, o bombardeio continuou por 30 minutos mesmo após militares dos EUA e afegães terem sido informados sobre o ataque.
O estabelecimento da MSF em Kunduz é um centro hospitalar importante na região e estava funcionando além de sua capacidade durante os recentes combates entre o exército e os talibãs, que assumiram o controle da cidade durante vários dias.
"O centro de traumatologia da MSF em Kunduz foi atingido várias vezes durante um bombardeio prolongado e ficou muito danificado", informou a ONG em um comunicado. "Confirmamos a morte de nove membros da MSF durante o bombardei (...) 37 pessoas estão gravemente feridas e se desconhece o paradeiro de muitos funcionários e pacientes", acrescenta o texto.
No momento do bombardeio, 105 pacientes e pessoal sanitário e mais de 80 funcionários internacionais e locais se encontravam no hospital.
A organização informou na véspera que 59 crianças estavam sendo atendido no centro.
Por G1
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também condenou o ataque e pediu uma investigação imparcial do incidente. "Os hospitais e pessoal médico são explicitamente protegidos pela lei internacional humanitária", disse o gabinete de imprensa de Ban em um comunicado. Ele pediu uma "investigação completa e imparcial sobre a ataque, a fim de garantir a prestação de contas"

Novo sede da SAMU foi entregue pela Prefeitura de Porto Seguro

Por Redação, com informações da Ascom / PS
Foto: Divulgação

A Prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira e o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, entregaram na sexta-feira (02) a nova sede própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) à população de Porto Seguro.
Durante o evento, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, enfatizou que a parceria do governo da Bahia e a gestão de Porto Seguro tem permitido importantes e contínuos avanços na área de saúde, com o fortalecimento de programas essencias, a exemplo do SAMU.
"Porto Seguro é um exemplo de gestão municipal de saúde na Bahia e no Brasil, onde a população, em sua maioria, depende dos serviços públicos de saúde de qualidade. O governo do estado exerce esse importante papel de promover políticas públicas eficientes e reconhecemos que a prefeita Cláudia Oliveira é um exemplo de eficiência e competência por trazer igualdade e justiça social, tendo a visão que a saúde deve ser integrante e jamais separada, qualificando os serviços, como o Samu, cuidando de maneira digna e zelosa do próprio povo que precisa e merece ser muito bem assistido", afirmou o secretário.
O investimento inicial feito para a construção da nova sede do Samu, localizada às margens da BR-367, foi da ordem de R$ 627 mil. O valor total da obra com a construção, compra de equipamentos e uniformes está orçado em R$ 750 mil, provenientes de incentivo do estado da Bahia e com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Foto: Divulgação
O deputado estadual Robério Oliveira falou que, com a nova sede, o tempo-resposta para os atendimentos das ocorrências será dinâmico. "Hoje é um dia histórico, dia de muito orgulho, pois Porto Seguro está sendo desenvolvida e a população beneficiada. É relevante destacar que a posição do SAMU não é só uma sede bonita, com infraestrutura confortável e moderna, mas tem uma localização estratégica, que dará respostas rápidas nas ocorrências, para atender com agilidade a população. Aqui é uma gestão responsável, ajudando a preparar Porto Seguro para o futuro", disse o deputado.
A prefeita Cláudia Oliveira destacou alguns dos muitos investimentos já realizados na área de saúde desde quando assumiu a administração de Porto Seguro e afirmou o compromisso de valorizar a população.
"Queremos um futuro promissor para Porto Seguro, desenvolvendo trabalhos responsáveis. É com muita alegria que entregamos hoje, junto com o governo do estado, a sede própria do SAMU, pois o nosso objetivo desde o começo do mandato é valorizar os profissionais, o ser humano. Nós já entregamos muitas obras na saúde, como a inauguração do laboratório LACEN, reforma e qualificação do hospital municipal, inauguração de várias unidades de saúde da família, a exemplo dos bairros do Gravata e Mirante, Academia de Saúde em Vale Verde, estamos construindo a UPA do Arraial d' Ajuda, são muitas as ações e não vão parar, pois a Terra Mãe do Brasil merece ter uma gestora que tem compromisso com a população", disse a prefeita.
Prédio
Criado em 2007, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Porto Seguro luta diariamente para salvar vidas. Atualmente, o município possui 62 profissionais que atuam diariamente a serviço da população, com o compromisso de oferecer dignidade à população. Entre os relevantes indicadores registrados de janeiro a setembro de 2015, o SAMU de Porto Seguro realizou 3.139 atendimentos.
Foto: Divulgação
A inauguração da sede própria SAMU na cidade de Porto Seguro representa importante ação inovadora da gestão municipal, assegurando aos profissionais ampliação nas condições de trabalho, com uma estrutura digna e moderna, que irá fortalecer a saúde pública do município, ampliando a Rede de Atenção às Urgências, assegurando o atendimento pré hospitalar de qualidade.

São mais de 500 metros quadrados de construção que incluem espaços amplos para lavagem e estacionamento de ambulâncias, farmácia, refeitório, sala de equipamentos, repouso de equipe, sala de aula e estudos, entre outras salas administrativas que consolidam o importante estabelecimento de saúde.
Com a entrega da nova sede do SAMU, Porto Seguro torna-se, entre os poucos municípios da Bahia, a possuir base própria desse importante equipamento de urgência e emergência, que beneficiará toda a população.

Prefeitura de Porto Seguro convida você para aula inaugural...veja!