Pesquisar no Blog de Notícias
Pesquisa no Site: Busca Porto Seguro
terça-feira, 16 de junho de 2015
Doação voluntária de sangue aumenta na última década, afirma OMS em Dia Mundial
Cerca de 108 milhões de doações de sangue são recolhidas no mundo inteiro. Mais de metade destes são coletadas em países de alta renda, que abriga 18% da população do mundo, afirma a OMS.
No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma chamado para a necessidade crescente de doação de sangue voluntária, para salvar milhões de vidas, anualmente, em todo o planeta. A diretora-geral da agência da ONU, Margaret Chan, incentivou os países a obterem o fornecimento para seus bancos de sangue através de doadores voluntários, que não recebam nenhuma remuneração por esse serviço.
Como o tema, “Obrigado por salvar a minha vida“, as comemorações do Dia Mundial lembram que as doações voluntárias no mundo cresceram na última década e 73 países contam atualmente com 90% dos materiais de seus bancos de sangue obtidos mediante doações voluntárias.
Cerca de 108 milhões de doações de sangue são recolhidas no mundo inteiro. Mais de metade destes são coletadas em países de alta renda, que abriga 18% da população do mundo.
Fonte: ONU
Fuga de sul-sudaneses para o Sudão cria uma ’emergência dentro de uma emergência’, alerta ACNUR
Cerca de 14 mil sul-sudaneses, a maioria mulheres e crianças, fugiram para o Sudão nos últimos dias. A agência da ONU para os refugiados já registrou cerca de 160 mil refugiados no Sudão desde o início dos combates na nação mais jovem do mundo em dezembro de 2013.
A agência da ONU para os refugiados (ACNUR) disse nesta segunda-feira (15) que cerca de 14 mil sul-sudaneses – a maioria mulheres e crianças- fugiram para o Sudão entre os dias 13 e 15 de junho, descrevendo a situação como “uma emergência dentro de uma emergência”.
“O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) registrou aproximadamente 160 mil refugiados no Sudão desde o início dos combates em dezembro de 2013”, declarou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.
O conflito do Sudão do Sul começou em dezembro de 2013 marcado pela violência contra os civis e por aprofundar o sofrimento em todo o país. Nos últimos dois meses, a situação humanitária no país se deteriorou ainda mais com a intensificação das operações militares no estado do Alto Nilo e Unidade.
Estima-se que até julho de cerca de 4,6 milhões de pessoas podem estar em estado grave de segurança alimentar – o número mais alto desde o início da crise. Cerca de 120 mil pessoas buscaram proteção e encontram-se abrigadas em complexos da ONU no país. A ONU projeta que que em 2015 o número de deslocados internos chegue a 1,95 milhão e 293 mil refugiados.
Fonte: ONU
Cerca de 14 mil sul-sudaneses, a maioria mulheres e crianças, fugiram para o Sudão nos últimos dias. A agência da ONU para os refugiados já registrou cerca de 160 mil refugiados no Sudão desde o início dos combates na nação mais jovem do mundo em dezembro de 2013.
Frota de ônibus a hidrogênio começa a circular em São Paulo com apoio do PNUD
Sem emitir qualquer gás danoso ao meio ambiente, os veículos representam o futuro da mobilidade sustentável no país.
Um meio de transporte público movido a hidrogênio e que não emite qualquer gás poluente representa a futura geração da mobilidade sustentável. Presente nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, a novidade acaba de chegar ao Brasil. A adoção de tecnologia de veículos de propulsão livre de emissão de poluentes coloca o país em uma posição de destaque mundial na área.
Três ônibus movidos a hidrogênio começaram a circular nesta segunda-feira (15) graças a uma associação do Estado de São Paulo e parceiros, entre eles o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No evento de entrega dos carros, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, inaugurou-se também uma estação de produção de hidrogênio para abastecimento dos veículos.
Agora, além de possuir matriz energética com cerca de 45% de energia renovável – contra 14% do resto do mundo –, o Brasil passará a apresentar uma frota de veículos que elimina apenas vapor d’água pelo escapamento. Os ônibus inaugurados hoje, além da alta tecnologia, representam a preocupação com o meio ambiente e, não por acaso, trazem uma homenagem à fauna brasileira com a estampa de três pássaros nacionais no seu exterior: o Ararajuba, o Sabiá-Laranjeira e o Tuiuiú.
Os ônibus são desenvolvidos com tecnologia brasileira, mediante parceria de diversas empresas, com a coordenação nacional do PNUD, direção do Ministério das Minas e Energia (MME) e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP). Segundo o MME, os veículos ajudam a impulsionar o desenvolvimento da nova economia no país.
Fonte: ONU
Cristiano foi eleito com o melhor prato no Masterchefe. A guerra está declarada.
Depois de ter sido colocado em prova, Cristiano venceu dois dos desafios no MasterChefe, o primeiro de inovar o prato com ingredientes nunca usado antes e o segundo de fazer o melhor prato da noite.
Declarou que foi colocado em teste por Iranete, outra baiana na competição. A guerra está declarada: Cristiano X Iranete.
Programação do São João Elétrico em Porto Seguro - Grade Completa
Confira a grade completa da programação do São João Elétrico em Porto Seguro:
20/06: André Lima e Rafael; Michel Teló; Cheiro de Forró; Banda Sala do Chefe
21/06: Lenon e Banda; Leonardo; Osny Alves; Jarley
22/06: Cacau com Leite; Aviões do Forró; Lordão; Fabiano Araújo
23/06: Banda Expressão do Forró; Daniel; Arriba Saia; Banda Lasca de Pau
21/06: Lenon e Banda; Leonardo; Osny Alves; Jarley
22/06: Cacau com Leite; Aviões do Forró; Lordão; Fabiano Araújo
23/06: Banda Expressão do Forró; Daniel; Arriba Saia; Banda Lasca de Pau
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Médica de Maricá-RJ foi condenada a 46 anos de prisão
Condenada pelo 2º Tribunal do Júri de Belo Horizonte (MG), a médica Gabriela Corrêa Ferreira da Costa, de 31 anos, que trabalhava há dois meses no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, em Maricá (RJ) .
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que, ao ser interrogada, Gabriela, disse que morava em Niterói (RJ) e que a sua participação no crime foi realizar saques das contas das vítimas, e que foi obrigada a fazê-lo.
Foi condenada a 46 anos e seis meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, extorsão, cárcere privado, homicídio triplamente qualificado, destruição e ocultação de cadáver.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que, ao ser interrogada, Gabriela, disse que morava em Niterói (RJ) e que a sua participação no crime foi realizar saques das contas das vítimas, e que foi obrigada a fazê-lo.
Foi condenada a 46 anos e seis meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, extorsão, cárcere privado, homicídio triplamente qualificado, destruição e ocultação de cadáver.
Lava Jato: Sérgio Moro determina abertura de inquérito para investigar Palocci
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para investigar o ex-ministro Antônio Palocci.
O magistrado atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF) para aprofundar as investigações, remetidas em maio à Justiça Federal em Curitiba, após decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou abertura de investigação no Supremo.
"Intime-se a autoridade policial para que instaure inquérito policial, por dependência a estes autos, destinado a aprofundar as investigações sobre os fatos constantes do presente procedimento. Em 15 dias deverá indicar nestes autos o número que tomou o novo inquérito”, decidiu o juiz.
As suspeitas sobre Palocci surgiram a partir de depoimento de delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele disse que recebeu pedido para repassar R$ 2 milhões do caixa do PP para financiar a campanha de 2010 da presidenta Dilma Rousseff à Presidência da República.
No depoimento, o ex-diretor disse acreditar que Palocci não ocupava nenhum cargo no governo federal quando fez a solicitação. Costa declarou ainda não ter certeza se o pedido foi feito pessoalmente por Palocci ou por um assessor. As declarações de Costa não foram confirmadas por outro delator da Lava Jato: o doleiro Alberto Youssef.
Em maio, ao julgar o pedido da PGR, Zavascki seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidiu que não havia indícios que envolvam Dilma. Dessa forma, o ministro remeteu a parte da investigação que envolve Palocci para a Justiça Federal no Paraná, pois o ex-ministro não tem foro privilegiado.
A defesa de Palocci sustenta que os delatores não dizem a verdade e diz que o ex-ministro não tem envolvimento com os fatos investigados na Lava Jato. Os advogados de Palocci pedem reiteradamente acesso à investigação e apontam vazamentos ilícitos para a imprensa.
“Urge que esse douto Juízo, que por força do controle jurisdicional das investigações, tem o domínio desses fatos, expeça provisão para restabelecer a ordem jurídica violada e assegure os direitos fundamentais do investigado”, argumenta a defesa.
Fonte: Agência Brasil
Arcebispo americano renuncia a cargo por negligência em casos de pedofilia
O arcebispo da Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis, dom John Nienstedt, e o bispo auxiliar Lee Anthony Piche renunciaram aos respectivos cargos, após terem sido acusados de negligência na proteção de crianças abusadas sexualmente por um padre pedófilo. O Vaticano anunciou hoje (15) ter aceito o pedido de renúncia dos bispos americanos. Nienstedt é o segundo bispo da Igreja Católica nos Estados Unidos a renunciar ao cargo após um escândalo de abuso sexual por integrantes do clero.
No início deste mês, promotores de Justiça acusaram Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis de ter sido negligente e ter falhado por não punir casos de abuso sexual atribuídos a um padre. Posteriormente, o próprio padre confessou ter abusado sexualmente de dois meninos. Em um comunicado nosite da arquidiocese, Nienstedt disse que apresentou sua renúncia para que a arquidiocese tenha "um novo começo".A renúncia baseou-se em um código da Igreja que permite que as autoridades do clero peçam afastamento, antes da aposentadoria, por causa de doença ou por algum outro motivo "grave", que os impossibilite de continuar no exercício das funções.
“Infelizmente, minha liderança chamou a atenção, não pelas boas obras da Igreja ou daqueles que as executam. Por isso, tomo a decisão de renunciar”, diz o comunicado assinado pelo arcebispo, que liderava 187 paroquias.
O escândalo do abuso sexual repercutiu fortemente na imprensa e na opinião pública. Hoje, no país, existe praticamente o mesmo número de protestantes e católicos por causa do crescimento da Igreja Católica nos últimos anos e do aumento da população latina no país. O anúncio da renúncia ocorreu no mesmo dia em que o Vaticano divulgou a data do primeiro julgamento de um acusado de abuso sexual, que ocorrerá em julho.
Fonte: Agência Brasil
Brasil não se preparou para cuidar da população idosa, diz gerontóloga
O Brasil não se preparou para o envelhecimento de sua população e não tem estruturas adequadas para garantir dignidade e autonomia aos idosos, afirmou hoje (15) a presidenta do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Maria Angélica Sanchez. Segundo ela, um dos reflexos da falta de condições adequadas de moradia e de sobrevivência são os episódios de agressão aos mais velhos.
De acordo com Maria Angélica, não faltam políticas brasileiras para garantir o bem-estar do idoso. No entanto, normas como as da Política Nacional do Idoso, de 1994, e do Estatuto do Idoso, de 2003, não foram colocadas em prática pelos governos municipais, estaduais e federal. “No Brasil, o arcabouço legal é avançado, mas o país envelheceu sem estar preparado”, disse ela à Agência Brasil. Nesta data é comemorado o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso.
Segundo a gerontóloga, países europeus, como a França, desenvolveram políticas para evitar o abandono e garantir o mínimo de autonomia para os mais velhos. Em Paris, por exemplo, a prefeitura paga cuidadores para visitá-los todos os dias em casa e ajudar em tarefas básicas, como banho, remédioseCOMIDA. Enfermeiros também visitam os idosos e dão atendimento em saúde, evitando o deslocamento para hospitais e a ida para instituições de longa permanência.
Pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Maria Angélica sugere que, no Brasil, além da ajuda para o idoso continuar morando sozinho, deveriam ser criadas mais unidades com profissionais de várias áreas, onde as famílias possam deixar os mais velhos de dia e buscá-los à noite, os chamados “centros-dia”. “Essa é uma forma de garantir que as pessoas não precisem sair do mercado de trabalho para cuidar dos parentes.”
Na opinião da especialista, tais opções desafogam as superlotadas instituições públicas de longa permanência, cuja maioria não tem infraestrutura adequada. “As instituições filantrópicas mais baratas são mal equipadas e têm equipes despreparadas. E algumas são mantidas por instituições religiosas que não têm muitos recursos – a situação é lastimável.”
Fonte: Agência Brasil
Conselho de Meio Ambiente propõe elaboração de uma Moção de Repúdio contra a Embasa
Durante mais uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro, realizada semana passada, na Câmara Municipal, o presidente e secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia, propôs aos membros da entidade a elaboração de uma Moção de Repúdio contra a Embasa.
O documento, a ser encaminhado também ao Ministério Público, é uma forma de demonstrar a insatisfação dos conselheiros em relação à postura da empresa responsável pelo saneamento e abastecimento de água, que não tem atendido aos diversos convites encaminhados pelo conselho, para dar explicações sobre questões ligadas a sua atuação no município.
Fonte: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
Assinar:
Postagens (Atom)