Pesquisar no Blog de Notícias
Pesquisa no Site: Busca Porto Seguro
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Número de refugiados sírios bate novo recorde e chega a 4 milhões, alerta ACNUR
Êxodo, provocado pelos quatro anos de conflito na Síria, levou a agência a lidar com a pior crise em quase um quarto de século. A situação possivelmente se deteriorará ainda mais, a medida que os combates no país não mostram nenhum sinal de diminuir.
O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) informou nesta quinta-feira (09) que, de acordo com as últimas estatísticas disponíveis, mais de 4 milhões de refugiados sírios fugiram da nação do Oriente Médio desde o começo das hostilidades em 2011.
Este êxodo, provocado pelos quatro anos de conflito na Síria, levou a agência a lidar com a pior crise em quase um quarto de século. A situação possivelmente se deteriorará ainda mais a medida que os combates no país não mostram nenhum sinal de diminuir. A velocidade com que o número de refugiados aumenta também preocupa a agência, já que há apenas 10 meses, os refugiados do conflito sírio eram 3 milhões.
“Esta é a maior população de refugiados em um único conflito em uma geração”, lamentou o alto comissário para os refugiados, António Guterres. “É uma população que merece o apoio de todo o mundo, mas em vez disso, está vivendo em condições precárias e mergulhando ainda mais em uma pobreza miserável.”
A maioria dos sírios encontra refúgio nos países vizinhos como Líbano, Turquia, Iraque e Jordânia, sobrecarregando a infraestrutura e serviços desses países e gerando campos superlotados. De acordo com os últimos dados disponíveis, somente a Turquia abriga mais de 1,8 milhão de refugiados sírios. A falta de empregos e as condições de moradia inadequadas agravam a situação.
“A deterioração das condições está levando números crescentes de pessoas para a Europa e outras áreas, mas a esmagadora maioria permanece na região”, continuou Guterres. “Não podemos nos dar o luxo de deixá-los, e as comunidades que os acolhem caírem ainda mais em desespero.”
As condições dos sírios presos dentro de cidades sitiadas do país continuam sendo igualmente terrível. O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) advertiu que mais de 12 milhões de pessoas no país precisam de ajuda humanitária – 12 vezes mais desde 2011. O impacto da crise é ainda maior devido à falta de fundos para custear as ações humanitárias no país.
Fonte: ONU
Alto número de mortes de crianças por diarreia na Coreia do Norte preocupa UNICEF
Crescimento elevado da doença é consequência da seca que afeta o país; UNICEF defende ação rápida para resgatar as colheitas básicas, o que pode salvar vidas.
As crianças já estão sofrendo como resultado da seca em algumas partes da Coreia do Norte, onde as mortes de crianças atribuídas à diarreia têm aumentado seriamente nos primeiros seis meses de 2015 nas províncias afetadas pela seca, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
“A falta de chuva reduz o acesso à água limpa e prejudica a higiene eficaz, colocando a vida das crianças em risco”, declarou o diretor regional do UNICEF, Daniel Toole. “O UNICEF já recebeu relatos de que a incidência de diarreia – globalmente uma das principais causas de morte entre as crianças – aumentou gravemente nos primeiros seis meses de 2015 nas províncias afetadas pela seca”.
De acordo com a agência, os números de precipitação e informações de agências humanitárias e do governo da Coreia do Norte indicam que partes do país já estão enfrentando grave seca. Várias das províncias afetadas pela estiagem produzem fontes de alimentos básicos, colocando em risco a colheita principal, o que poderia aumentar dramaticamente o número de crianças em situação de risco grave.
“A situação é urgente. Mas se agirmos agora, proporcionando os conhecimentos urgentes necessários e fornecendo ajuda, podemos salvar vidas”, disse Toole.
Fonte: ONU
Falta de confiança na resposta ao ebola gera aumento de transmissão do vírus, alerta OMS
Até o dia 5 de julho, 30 novos casos de ebola foram confirmados na Guiné, Libéria e Serra Leoa, segundo o relatório semanal da agência.
A Organização Mundial da Saúde disse, nesta quarta-feira (08), que a falta de confiança das comunidades na resposta ao ebola tem contribuído para aumentar o risco de transmissão nos três países africanos mais afetados. Até o dia 5 de julho, 30 novos casos de ebola foram confirmados na Guiné, Libéria e Serra Leoa, segundo o relatório semanal da agência.
O sexto encontro do Comitê Regulador de Emergência de Saúde Internacional relacionado ao surto de ebola na África Ocidental advertiu que a propagação do vírus continua sendo uma emergência de saúde pública de preocupação internacional e que o controle na saída de pessoas dos três países mais afetados deve continuar. Além disso, pediu uma colaboração mais estreita entre o controle transfronteiriço, principalmente entre Guiné e Guiné-Bissau.
“Uma falta de confiança residual na resposta em algumas comunidades afetadas significa que alguns casos escapam a detecção por muito tempo, aumentando o risco de aumentar a transmissão oculta”, disse a OMS, adicionando que existe uma possibilidade que a propagação do vírus chegue novamente às capitais da Serra Leoa e Guiné. A agência informou também que as origens dos novos focos de infecção na Libéria são desconhecidas.
Essas avaliações chegam antes da reunião que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou na sede da ONU. A Conferência Internacional para a Recuperação do Ebola tem a intenção de obter a atenção internacional para os esforços de recuperação nos três países africanos impactados pelo surto.
Fonte: ONU
Alarmado por derretimento de geleira na Noruega, chefe da ONU cobra ação para frear mudança climática
Chefe da ONU esteve no país escandinavo esta semana para participar de uma série de eventos de alto nível e aproveitou para voltar à geleira de Blomstrandbreen que visitou pela última vez em 2009.
A bordo do navio de investigação RV Lance, o secretário-geral da ONU aproveitou a oportunidade para ver em primeira mão as mudanças na geleira de Blomstrandbreen desde que ele a visitou pela última vez em 2009. Diante da constatação do rápido derretimento da geleira no Ártico norueguês, Ban Ki-moon, destacou nesta quinta-feira (08) a necessidade de a comunidade internacional “agir agora” para combater as mudanças climáticas.
“Me encontro a apenas cerca de 250 metros da geleira. Parece magnífico. Mas, ao mesmo tempo, estou alarmado que com tantas rachaduras que vão quebrar em breve. Elas estão derretendo muito rapidamente, e eu concordo plenamente com o que os cientistas têm projetado. Se não tomarmos medidas agora, vamos nos arrepender. Temos que manter o aumento da temperatura global abaixo dos dois graus o mais rapidamente possível”, disse o chefe da ONU.
Preparando-se para a próxima Conferência das Partes na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que acontece em dezembro em Paris, o chefe da ONU esteve na Noruega esta semana para participar de uma série de eventos de alto nível.
Fonte: ONU
Em Singapura jovem é condenado por postar vídeo
O jovem foi condenado à cadeia por quatro semanas após publicar um vídeo e uma caricatura do ex-primeiro-ministro do país.
O relator especial da ONU para a liberdade de expressão, David Kaye, instou, nesta quarta-feira (08), o governo de Cingapura a revisar a decisão de sentenciar um bogueiro de 16 anos a quatro semanas de prisão, após a publicação de um vídeo e uma caricatura do ex-primeiro-ministro do país, Lee Kuan Yew, pioneiro nesta função após a separação do país da Malásia em 1959.
“Condenar a prisão um adolescente por expressar sua opinião é claramente inaceitável, de acordo com os padrões internacionais de liberdade de expressão e para os direitos das crianças”, disse Kaye.
“A decisão profundamente lastimável do tribunal não só reduz os direitos dos adolescentes, mas também exerce um efeito dissuasor sobre os que em Cingapura criticam figuras públicas do governo”, advertiu o especialista.
Fonte: ONU
Brasil tem 8,2 milhões de pessoas desocupadas, aponta IBGE
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informam que existem 8,2 milhões de pessoas desocupadas no país. O IBGE utiliza a expressão desocupado para definir a pessoa que está tentando se inserir no mercado de trabalho. O levantamento, que abrange o trimestre encerrado em maio (março, abril e maio) deste ano, faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita em 3.464 municípios.
Saiba Mais
- Taxa de desemprego atinge 8,1% em três meses
No trimestre anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), o número de pessoas desocupadas era 7,4 milhões. Houve alta – entre um período e outro – de 10,2%. No confronto com o mesmo trimestre do ano passado, houve alta de 18,4%, o que significa aumento de 1,3 milhão de pessoas no universo de pessoas desocupadas.
O número de pessoas ocupadas no trimestre, encerrado em maio, atingiu 92,1 milhões: não há variação estatisticamente significativa quando a pesquisa é comparada com o trimestre de dezembro a fevereiro de 2015 e também com o mesmo trimestre de 2014.
A pesquisa indica ainda que, por posição na ocupação, em relação ao trimestre de dezembro a fevereiro de 2015, os empregados no setor público (inclusive servidor estatutário e militar) apresentaram recuo de 2,2% em seus rendimentos reais; o mesmo ocorreu com os trabalhadores por conta própria, que tiveram redução real de 3,5% nos rendimentos.
Fonte: Agência Brasil
Detectados mais de 440 mil novos programas maliciosos para Android em 2015
Mais de 440 mil novos programas MALWARE (maliciosos) para Android foram descobertos no primeiro trimestre de 2015, 21% a mais do que em 2014. São cerca de 5 mil novas amostras de software detectadas diariamente, segundo dados divulgados hoje (7) no último relatório trimestral sobre Segurança na Internet da G Data Software AG, que inclui as tendências para o resto do ano.
Em média, é registrado pelos especialistas um novo código malicioso a cada 18 segundos, sendo que mais da metade estão projetados para roubar dinheiro. Os cibercriminosos estão adaptando as suas ameaças a uma nova era de compras e operações financeiras, feitas a partir de dispositivos móveis, informa a agência espanhola EFE.
Segundo a G Data, mais de 50% dos programas maliciosos para Android, o sistema operacional do Google, têm motivação estritamente econômica.
Os cibercriminosos aproveitam as subscrições online a serviço de chamadas ou SMS Premium para fazer chantagens por meio de ransomware, um tipo de programa maliciosos que restringe o acesso ao sistema infectado e que cobra um valor de “resgate” para que esse acesso possa ser restabelecido, e para interceptar dados durante processos de transferência de dinheiro.
A G Data prevê, para o resto deste ano, que o número de novas ameaças “crescerá significativamente”.
Segundo o relatório, a indústria do cibercrime pretende colocar em circulação MALWAREespecificamente projetado para atacar o Android, devido ao seu crescimento exponencial e à sua consolidação como sistema operacional predominante.
Com o fenômeno crescente de conexão, qualquer dispositivo inteligente estará suscetível de ser atacado, seja carro, aparelho de ar condicionado, refrigerador, relógio ou outros. Os investigadores deparam-se todos os dias com mais falhas de segurança nesses novos aparelhos e equipamentos conectados.
Em muitos casos, os dispositivos são controlados com smartphones e tablets e, além de serem vítimas de ataques, são suscetíveis de ser utilizados como vetor de infecção desses outros dispositivos hiperconectados, segundo os especialistas.
Da Agência Lusa
Astrônomos britânicos descobrem cinco buracos negros supermaciços
Um grupo de astrônomos da Universidade de Durham, no Reino Unido, descobriu cinco buracos negros gigantescos no centro de galáxias distantes. Segundo os pesquisadores, a descoberta reforça a possibilidade de existência de milhões de buracos negros desse tipo no universo. Os buracos não eram visíveis por estarem atrás de grandes nuvens de poeira e gás e foram revelados a partir da medição de radiação no espaço.
De acordo com a Sociedade Astronômica Real, os buracos supermaciços são mais brilhantes e mais ativos que o esperado, emitindo grande quantidade de raios X de alta intensidade.
A visualização só foi possível com o satélite NuSTAR, da Nasa, um telescópio espacial de raio X projetado especificamente para procurar buracos negros. O NuSTAR foi apontado para nove áreas que apresentavam alta atividade de raios X de grande intensidade, comuns aos supermaciços, e comprovou que cinco eram buracos negros gigantes.
Os buracos negros supermaciços são uma classe de corpos celestes formados a partir do colapso de milhões de estrelas gigantes e imensas nuvens de gás. Eles se encontram no centro das galáxias e têm milhões ou até bilhões de vezes a massa do Sol terrestre. A gravidade suga toda a matéria que passa por perto, até a luz, o que faz com que sua massa aumente cada vez mais.
Fonte:Agência Brasil
Maiana Diniz - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
Sem edição no primeiro semestre, Sisutec registra menos inscritos que em 2014
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) registrou 211.897 candidatos inscritos nesta edição, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC). O número é inferior aos 345 mil do ano passado.
O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, são ofertadas 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.
Saiba Mais
Este ano, as inscrições foram adiadas mais de uma vez e não houve edição no primeiro semestre, como ocorreu em 2014. A oferta de vagas também foi menor. A segunda edição do ano passado ofereceu 289.341 vagas em cursos técnicos.
O balanço deste ano mostra que, com 72.238 inscrições, o curso de técnico em segurança do trabalho foi o mais procurado pelos estudantes. O curso técnico em logística vem logo depois, com 51.778 inscrições. Metade dos inscritos é da Região Nordeste, 106.378.
O resultado da primeira chamada foi divulgado na terça-feira (7) e as matrículas começaram ontem (8) e vão até sexta- feira (10). A segunda chamada será divulgada no dia 14 de julho e o período de matrícula ocorrerá de 15 a 17 deste mês.
As vagas não preenchidas serão ofertadas pela internet, na página do Sisutec, no período de 20 de julho a 2 de agosto. Qualquer pessoa poderá se inscrever nessa etapa, independentemente de ter feito o Enem. A única exigência é ter concluído o ensino médio.
Fonte: Agência Brasil
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado
Defensores públicos não aceitam mudanças na maioridade penal
Defensores públicos descartam a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, contida na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, aprovada em primeira votação na Câmara dos Deputados. De acordo com a defensora pública Elisa Costa Cruz, subcoordenadora da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica), da Defensoria Pública do Estado do Rio, a categoria fechou questão contra a redução da maioridade.
“Todos nós, da Defensoria Pública, lutamos contra a redução da maioridade penal. Foram feitas várias notas públicas contrárias a isso. Acreditamos que reduzir a maioridade não é a solução e devemos reforçar as garantias que o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] já prevê. Esperamos que o Congresso acabe não aprovando essa proposta de emenda à Constituição”, disse Elisa, que é uma das coordenadoras do 5º Congresso de Defensores Públicos da Infância e da Juventude, que começou na noite desta terça-feira (8), no Rio.
Entre os motivos apontados pela defensora para se opor à redução da maioridade penal está o fato de que o adolescente merece tratamento especial da lei, mesmo quando comete crimes graves, por não ter a consciência social totalmente formada.
“O processo de consciência do adolescente é diferente de um adulto e isso é explicado pela psicologia e a neurociência. Não é tão simples assim [para o adolescente] essa compreensão do errado e a ideia que você tem que se responsabilizar por isso. A base de uma sanção criminal depende de entender por que você fez algo errado”, alega Elisa.
A defensora atribui os atos criminosos de adolescentes às faltas da própria sociedade, que deixa deINVESTIR nos jovens, principalmente na educação, segundo ela, em um período-chave da vida, o que acaba favorecendo a entrada no mundo do crime.
“O problema é a falha que acontece nos sistemas anteriores de garantia. Se o Estado identificasse as violações, como quando a criança ou o adolescente estão fora da escola, se a gente conseguisse garantir uma educação de qualidade, se conseguisse direitos para que aquela família cuidasse melhor das crianças, a inserção dos pais em empregos e sistemas de assistência, não estaríamos aqui discutindo a redução. As violências ocorrem muito antes, quando esses direitos não são garantidos, quando não damos escolas ou creches”, opina a defensora.
Elisa não admite qualquer mudança na lei, nem mesmo uma flexibilização, como estaria sendo cogitado no Senado, e justifica: “A redução da maioridade é inconstitucional. Viola uma garantia pétrea e viola tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção dos Direitos da Criança, da ONU. Da mesma forma, o aumento do tempo de internação também não atende, porque para nós o importante é cumprir o ECA da forma como ele é, com tempo de internação de até três anos, e aprofundar as bases da socio educação.”
O 5º Congresso de Defensores Públicos da Infância e da Juventude prossegue até sexta-feira (10), no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte:Agência Brasil
Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg
Últimas de Porto Seguro - Leitura dinâmica - BPS
Primeiro Aplicativo de Porto Seguro é lançado
O Busca Porto Seguro lançou a primeira versão do Aplicativo BPS que permite o usuário buscar os comerciantes da cidade de Porto Seguro.
Os turistas poderão conhecer os passeios e praias da cidade.
Você pode baixar o BPS para o seu celular no site www.buscaportoseguro.com.br.
Os comerciantes podem se inscrever no site: www.buscaportoseguro.com.br/cadastro.php
Caso de Polícia
Um foragido de São Paulo foi preso em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no início da tarde de domingo (05). Maurício César Pereira Ribeiro
Triathlon
O percurso da corrida será na Orla Norte, com o ponto de retorno no km 5,25, da Av. Beira Mar. Já a prova de bike será efetuada na BR-367, desde o trevo da rodoviária até o limite do distrito de Pindorama. Por isso, alguns trechos dessas vias serão fechados para a passagem dos atletas.
Greve dos Médicos em Porto Seguro
Médicos do Hospital Estadual Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, devem retomar a greve neste sábado (11). Eles alegam que o acordo assinado junto à Secretaria de Saúde da Bahia e a Monte Tabor [entidade administradora da unidade] não foram cumpridos.
Assinar:
Postagens (Atom)