Chefe da ONU esteve no país escandinavo esta semana para participar de uma série de eventos de alto nível e aproveitou para voltar à geleira de Blomstrandbreen que visitou pela última vez em 2009.
A bordo do navio de investigação RV Lance, o secretário-geral da ONU aproveitou a oportunidade para ver em primeira mão as mudanças na geleira de Blomstrandbreen desde que ele a visitou pela última vez em 2009. Diante da constatação do rápido derretimento da geleira no Ártico norueguês, Ban Ki-moon, destacou nesta quinta-feira (08) a necessidade de a comunidade internacional “agir agora” para combater as mudanças climáticas.
“Me encontro a apenas cerca de 250 metros da geleira. Parece magnífico. Mas, ao mesmo tempo, estou alarmado que com tantas rachaduras que vão quebrar em breve. Elas estão derretendo muito rapidamente, e eu concordo plenamente com o que os cientistas têm projetado. Se não tomarmos medidas agora, vamos nos arrepender. Temos que manter o aumento da temperatura global abaixo dos dois graus o mais rapidamente possível”, disse o chefe da ONU.
Preparando-se para a próxima Conferência das Partes na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que acontece em dezembro em Paris, o chefe da ONU esteve na Noruega esta semana para participar de uma série de eventos de alto nível.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário