Intensificando as estratégias de trabalho para o diagnóstico precoce e controle da hanseníase e tuberculose no município, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro promoveu dia 20/05, no auditório da Loja Maçônica Força e União, capacitação para 280 agentes comunitários de saúde. A proposta do treinamento foi disseminar o aperfeiçoamento das informações quanto às diretrizes na busca ativa dos pacientes, para a identificação das doenças nas formas iniciais e o tratamento correto dos casos registrados.
Destacando os agentes comunitários de saúde como elo principal entre a população e os serviços de saúde, o conteúdo programático apresentado durante a capacitação abordou importantes temas: conceitos das doenças, formas de transmissão, sinais e sintomas, procedimentos para a efetivação do diagnóstico, além do tratamento para reduzir os agravos das doenças, nos casos em estágio avançado. Os assuntos foram abordados através de aulas expositivas e dialogadas com a participação dos agentes de saúde.
A Diretora do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Jeane Medeiros, palestrante do curso, afirma que o evento atingiu seus objetivos, por ter atualizado e feito a abrangência do conhecimento dos profissionais que atuam diretamente com a comunidade. "O balanço do evento é muito positivo, pois os agentes de saúde receberam novos conhecimentos sobre as doenças, as diretrizes para o diagnóstico correto da hanseníase e tuberculose, entre outras ações voltadas para os tratamentos, com destaque para o serviço de busca ativa de pacientes, com o intuito do aperfeiçoamento na identificação e qualificação do atendimento satisfatório”, aponta.
Tanto a hanseníase quanto a tuberculose tem cura e o tratamento é disponibilizado no município, através do Sistema Único de Saúde, SUS, por meio do Programa de controle dessas doenças. De acordo com dados do departamento, em 2014 foram registrados uma média de 100 casos de hanseníase e 75 para a tuberculose. Todos os pacientes diagnosticados foram submetidos a exames, tratamento e acompanhamento médico.
A Secretária de Saúde, Edna Alves, explica que “O trabalho em parceria com os agentes comunitários de saúde é essencial, pois são eles que realizam ações preventivas junto à população. O diagnóstico precoce delimita o sucesso do tratamento e cura da hanseníase e tuberculose, por isso a importância dessa capacitação, que agrega orientações sobre as formas de transmissão das doenças, sintomas e o tratamento adequado para redução dos agravos”, enfatizou.
Sobre as doenças
A hanseníase é uma doença contagiosa que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos e tem alto poder incapacitante, causando a perda da sensibilidade dolorosa e térmica através do surgimento de manchas de cores variadas. Já a tuberculose é causada por um micróbio chamado Bacilo de Koch e ataca principalmente os pulmões. É Transmitida pela tosse, fala e espirro de uma pessoa contaminada.
Fonte Ascom - Voltar: www.buscaportoseguro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário