O último ano da pré-escola, quando a criança está prestes a ser alfabetizada, muitos estímulos são oferecidos para que ela já vá associando alguns conceitos do que vai ser aprendido logo mais. Se você quer contribuir com o desenvolvimento integral do seu filho, e facilitar o processo de aprendizagem, você precisa estimulá-lo.
O aprimoramento das habilidades adquiridas irá favorecer o seu desenvolvimento neurológico, psíquico e social, levando à maturação para a próxima etapa da sua vida e consequentemente proporcionando novas aprendizagens.
Saiba o que fazer:
Saiba o que fazer:
- Ofereça às crianças a possibilidade de contato, uso e exploração de materiais, como: caixas, latinhas, diferentes papéis, papelões, copos plásticos, embalagens de produtos, argila e elementos da natureza (folhas de árvores, sementes, flores, terra). Ao selecionar os materiais deve-se evitar os tóxicos, cortantes ou aqueles que apresentam possibilidade de machucar ou provocar algum dano para a criança.
- Na criação de desenhos, pinturas, colagens e modelagens podem ser utilizados os elementos, como: ponto, linha, forma, cor, volume e exploração do espaço físico.
- O desenho deve ser realizado livremente sem intervenção, sendo importante que sejam explorados os diversos materiais, como lápis, giz de cera, carvão, giz, penas, gravetos, entre outros. Torna-se fundamental o uso de materiais de diferentes tamanhos e texturas, como papel, cartolina, lixa, areia, etc.
- Desperte o gosto de seu filho pela leitura.
- Pergunte sempre e em lugares diferentes “O que está escrito aqui?”. Se ele ainda não souber ler, aprenderá que as coisas têm nome e que este nome está escrito ali (cartaz de cinema, rótulo de embalagem, placas de identificação).
- Leia para ele.
- Ensine seu filho a identificar os sons que formam uma palavra. Peça que brinque com você de dizer palavras que tenham um determinado som. Ex.: o som do ar saindo do balão “sssss”. A partir disso, será estimulado a encontrar as palavras: sapato, sapo, salto, entre outras. Repita o jogo com outros fonemas, como: “l, r, b”.
- Faça o som e peça que ele diga o nome de amigos que tenham este som.
- Quando a criança aprende a identificar um som que mais se ouve, depois ela poderá aprender a dizer todos os sons que formam uma palavra fácil e curta.
- Aprender a medir é muito importante. A criança deve aprender que se pode medir muitas coisas e que os instrumentos para isso são variados.
- Brinque de medir o que é largo, estreito, comprido ou curto, por exemplo: uma mesa ou um cabo de vassoura. Nestas medições podem ser utilizados objetos diferentes, pois quanto mais couberem no vão, mais largo será, para saber o que é mais largo. Utilize pedaços de fios, linhas, barbantes ou fitas que possam servir de referência para a criança medir. O exemplo com 2 cabos de vassoura de diferentes tamanhos pode ser feito com uma linha para saber qual é o maior. É importante que o adulto esteja atento ao uso desses materiais.
- Ensine que o líquido também se mede. Brincando como descobrir onde cabe mais água, se numa colher de chá ou numa concha, copo ou jarra.
- Faça seu filho colocar de copo em copo, água em um balde vazio e para cada copo, pegar um brinquedo. No final ele poderá contar quantos brinquedos e o número de copos de água necessários para encher um balde.
Mesmo pequeno, ele já pode resolver problemas simples como:
- 2 amigos estão brincando, 1 tem 3 pedras e o outro também tem 3 pedras. “Quantas pedras eles têm?”
- Na árvore tinham 5 passarinhos, 2 saíram voando. “Quantos ficaram?”
Para as crianças desta idade, os problemas devem estar desenhados. Você pode fazer desenhos simples. Eles são melhor resolvidos quando se utilizam objetos, fichas, brinquedos, figuras ou sementes.
Por Primeira Infância Melhor (PIM)
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