O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta quinta-feira (3) que a Casa vai modificar a decisão do Senado para permitir que empresas possam fazer doação a partidos políticos. Antes de ir para o Senado Federal, os deputados recusaram a proibição.
"Se a Câmara, em dois turnos, manteve [a doação empresarial] na Constituição, com quórum de 330 votos, e tinha aprovado no projeto infraconstitucional, não tenho a menor dúvida de que a Câmara vai restabelecer o texto que mandou, com relação a esse ponto. A maioria na Casa está consolidada", disse o peemedebista, segundo publicado no G1.
A matéria deve ser levada ao plenário já na próxima semana, junto com as emendas do Senado ao projeto da reforma política. O projeto de lei aprovado pelos deputados previa a doação de empresas para partidos, mas não a candidatos individualmente, e com limite máximo de R$ 20 milhões.
A doação para ambos os casos era autorizada apenas por pessoas físicas. O Senado derrubou a doação de empresas e manteve a possibilidade do financiamento por pessoas físicas.
Fonte: Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário