Pesquisar no Blog de Notícias

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Embasa emite nota sobre problemas no abastecimento de água em Porto Seguro



A Embasa, empresa responsável pelo abastecimento de água no município de Porto Seguro, emitiu, nesta sexta-feira (27), uma nota oficial revelando que o sistema de captação de de água foi danificado na tempestade ocorrida na quinta-feira (26), comprometendo a capacidade da estação em manter o abastecimento contínuo à todos os bairros e distritos.
Abaixo, confira a nota na íntegra:
Devido às chuvas ocorrentes no dia 26/11/2015 (quinta-feira), bem como das descargas elétricas observadas por conta o temporal, 02 (dois) dos 03 (três) motores da estação elevatória de água bruta, responsável pela captação de água no Rio dos mangues com posterior adução para a Estação de tratamento de água, queimaram. 
Em virtude do ocorrido, informamos que estamos operando com aproximadamente 60% da capacidade nominal do sistema, e nessa condição, todo o abastecimento da cidade fica prejudicado, pois não há condição de fazê-lo de forma contínua para todos os Bairros.
Informamos que até as 18:00 hrs o sistema de captação será regularizado, porém, como os setores estão desabastecidos, o abastecimento será normalizado a partir do momento que tivemos condições de pressurizar de forma uniforme toda a rede de distribuição dos Sub-setores, de modo a garantirmos qualidade e quantidade para o sistema de distribuição.
Ainda pela tarde de hoje, o abastecimento do Centro de Porto Seguro, da orla alta e da orla baixa será retomado. Para os demais bairros, o abastecimento só será normalizado a partir das 00:00 hrs.
Informamos que o restabelecimento dos bairros situados no centro e na orla ainda na tarde de hoje não está condicionado a nenhum tipo de escolha por parte da Embasa, e sim pela concepção operacional do sistema, devido a proximidade desses bairros com relação ao centro de distribuição (ETA).
Informamos também que esse tipo de ocorrência eh de ordem excepcional, e foi causada por interferências com ocorrências naturais, e por mais que tenhamos proteções nos equipamentos contra possíveis descargas elétricas, tal evento pode sim acontecer. Reiteramos que nunca registramos ocorrência similar a esta.
Estamos trabalhando com todo o contigente operacional para restabelecer as condições quantitativas e qualitativas do sistema o quanto antes.
Informamos também que iremos operar de forma ininterrupta a partir do momento que restabelecermos os motores na captação de água bruta.
Desde já, nos desculpamos pelos transtornos causados, e agradecemos pela compreensão.
Sem mais,
Rafael Augusto Bastos de Almeida
Engº Sanitarista e Ambiental / Analista de Saneamento
Gerente Escritório Local de Porto Seguro

Cunha diz que todos os pedidos de impeachment já têm parecer técnico



O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que todos os sete pedidos de abertura de impeachment da presidente Dilma Rousseff que ainda não foram analisados já receberam pareceres técnicos da área jurídica da Casa. O peemedebista disse que poderá decidir na próxima segunda (30) se acolhe ou não as solicitações.
Desde o mês passado, o presidente da Câmara tem afirmado que decidiria sobre os pedidos de impeachment em novembro. Questionado se cumprirá o prazo, ele destacou que ainda não está "inadimplente", já que este mês só termina no início da próxima semana. 
“Quem sabe segunda-feira [eu decida]. Não estou ainda inadimplente. Vocês podem cobrar a partir de segunda. É possível [que haja decisão na segunda]. [...] Todos nessa altura já têm parecer”, disse Cunha.
Deputados contrários ao presidente da Câmara afirmam que ele está segurando a decisão sobre o impeachment para negociar um acordo com o governo federal, pelo qual deputados do PT votariam por sua absolvição no processo a que responde por suposta quebra de decoro parlamentar.
Em troca, Cunha rejeitaria a abertura de processo para investigar Dilma. O peemedebista e deputados petistas negam qualquer tipo de negociação.
Entre os pedidos de impeachment pendentes está um de autoria do ex-fundador do PT Hélio Bicudo e do jurista Miguel Reale Junior, que se baseia nas chamadas “pedaladas fiscais” do governo Dilma, que consistiu no atraso de pagamentos do Tesouro Nacional a bancos públicos a fim de cumprir metas parciais da previsão orçamentária.
Por causa dos atrasos na transferência, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES tiveram que desembolsar recursos próprios para custear programas sociais, como o Bolsa Família. Essa prática resultou em parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) pela rejeição das contas de 2014 do governo Dilma.
O pedido de impeachment assinado por Bicudo também traz cópias de decretos presidenciais assinados por Dilma que liberam créditos extraordinários sem o aval do Congresso, o que, segundo o jurista, reforçaria a tese das "pedaladas fiscais".
Por G1

sábado, 28 de novembro de 2015

Notícias de Porto Seguro, 28/11/2015


Defensores da maconha medicinal fazem manifestação no Rio


Um ato em defesa da legalização da maconha reuniu hoje (26) – Dia Nacional da Maconha Medicinal – usuários e pesquisadores, na Rua da Carioca, centro do Rio de Janeiro. Segundo um dos organizadores do encontro, Thiago Tomazine, 24 anos, o movimento foi criado há cinco anos, impulsionado pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, também comemorado hoje.
“O câncer é uma das doenças que podem ser tratadas com substâncias extraídas da maconha. Resolvemos fazer a manifestação no mesmo dia, pois assim teríamos outro evento seis meses depois da Marcha da Maconha. Dois atos por ano, para fortalecer o movimento”, disse Tomazine, que é militante e integrante  do Movimento Pela Legalização da Maconha, além de ser usuário de cannabis há dez anos. “Fumo porque gosto, assim como tem gente que gosta de tomar café, anda de carro em vez de metrô. Mas é muito importante informar a população, pois se eu tivesse informação quando comecei a fumar, não teria fumado tanto todos os dias. O ideal é começar a fumar a partir dos 23 anos, quando o sistema nervoso central já está formado. A proibição faz os jovens fumarem mais e mais cedo”.
Especialistas falaram sobre os benefícios da maconha e tiraram dúvidas do público. O neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, João Menezes, ressaltou que, com a legalização e regulamentação da maconha, será possível tratar diversas doenças, como Parkinson, epilepsia, cefaleia e outras, por diferentes vias e com garantia de qualidade. ““É uma planta com muitos princípios ativos. Alguns encontramos na manga, na pimenta do reino, e essa mistura produz um efeito específico. Os benefícios são enormes, precisaria de horas para listá-los. Qual a via a ser usada, vai depender do metabolismo e da necessidade, igual a qualquer outro remédio. A via do fumo é boa pela velocidade, mas pode ser usado para efeitos mais longos, quando ingerida como chá, ou usada como supositório”, afirmou.
Menezes disse que a legalização da maconha também baratearia muitos medicamentos que, hoje, por terem patenteado o processo de aquisição de certos princípios ativos, são acessíveis para quem tem alto poder aquisitivo. “Os pacientes que têm dependência de maconha são minoria e o tratamento é barato. A legalização que protege o usuário e a sociedade pede regulamentação, o controle do local de uso, de quem faz, o controle de qualidade e principalmente o conhecimento da concentração e de quantidades”.
Formado em Tecnologia da Informação, o jovem Daniel Rocha, 26 anos, ficou sabendo do ato por meio redes sociais. Ele tentava convencer uma senhora, que passava na rua, sobre importância da legalização. “Fumo há dois anos, e vim aqui para dar uma força, porque acho importante mostrarmos a cara e informar. Esse é o nosso dever, mostrar que maconha não é coisa do diabo. Eu não sou o demônio e fumo todo dia,” comentou.
A funcionária pública na área da educação Cristiane Bastos dos Santos Barbosa, 40 anos, pegou uma cartilha no local para se informar melhor sobre o assunto. “Não tenho opinião formada. Minha preocupação é o jovem usar exageradamente e acabar prejudicando a si mesmo e a sociedade. Mas se a maconha tem um outro lado, que pode melhorar a saúde de alguém, acho que temos que pesar isso. Meu irmão morreu por causa da cocaína, mas nunca vi uma pessoa que fuma maconha perder a cabeça. Acho que se legalizasse, talvez não tivesse tanta violência”.

Edição: Maria Claudia   Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil

Investigada na Lava Jato, Andrade Gutierrez faz acordo e vai pagar R$ 1 bilhão


A empreiteira Andrade Gutierrez assinou acordo com a força-tarefa responsável pela Operação Lava Jato, pelo qual vai colaborar com as investigações sobre  a existência de um cartel de licitações na Petrobras e reconhecer a prática de crimes, bem como pagar multa de cerca de R$ 1 bilhão pelos prejuízos causados com desvios de dinheiro público nas obras da Usina Nuclear Angra 3 e de estádios da Copa do Mundo de 2014.
O acordo ainda depende de homologação da Justiça. Nos acordos assinados pelas  empresas investigadas na Lava Jato com o Ministério Público, as empreiteiras se comprometem a entregar novas provas sobre o esquema de corrupção na Petrobras e em outras obras. Em troca, o Ministério Público não oferecerá denúncia criminal e civil contra os envolvidos. O acordo tem objetivo de garantir a devolução do dinheiro desviado.
De acordo com as investigações, o consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa, UTC, Andrade Gutierrez, Odebrecht, EBE e Queiroz Galvão transferia recursos para empresas intermediárias, que repassavam a propina para o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva.

As fraudes foram descobertas na 16ª fase da Lava Jato, batizada de Radioatividade, desencadeada a partir do depoimento do executivo da Camargo Corrêa Dalton Avancini, que assinou acordo de delação premiada com a Justiça Federal. Na delação, ele revelou a existência de um cartel nas contratações de obras da Angra 3 e chegou a citar Othon Luiz Silva como beneficiário de propinas.
Segundo o Ministério Público, houve pagamento de propina por parte da Andrade Gutierrez em contratos desde 2009 para uma empresa de propriedade de Othon Luiz, que teria recebido
R$ 4,5 milhões.
Procurada pela Agência Brasil, a Andrade Gutierrez afirmou que não vai se manifestar sobre o acordo.
Após a assinatura do acordo, o presidente afastado da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, foi transferido nesta sexta-feira para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Também foram transferidos outros dois ex-executivos da empreiteira, Elton Negrão e Flávio Barra. 
Otávio Marques e Elton Negrão foram presos na 14ª fase da Lava Jato, denominada Erga Omnes. Deflagrada em junho deste ano, a operação investiga as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez. Já Flávio Barra foi preso na 16ª fase. 

André Richter e Michèlle Canes - Repórteres da Agência Brasil

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Trancoso Running é sucesso nacional

O Café de La Musique Trancoso Running, com percursos de 5K e 10K, reuniu 600 atletas de vários lugares do Brasil, em busca de esporte, saúde e superação, no dia 21 de novembro, encantando os participantes pela organização e belezas naturais do local da prova.

A partida foi às 15h, com trajeto especialmente escolhido para que os participantes pudessem ao longo do percurso contemplar as peculiaridades de um lugar como o vilarejo de Trancoso. Saindo da Praia dos Coqueiros em que a concentração foi no Café de La Musique Trancoso, passando por praias, vias rodeadas pela Mata Atlântica, alcançando o Quadrado, um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil e retorno ao local da partida.
Segundo o organizador, Naldo Moura, nesta segunda edição do evento, a presença de algumas celebridades no circuito, como a atriz Karina Back e as blogueiras Thais Health e Mamãe Fitness, animaram ainda mais os participantes.
O encerramento contou com entrega de premiação para quatro categorias: Masculino 5K e 10K, e no Feminino 5K e 10K. Além disso, a Festa de la Musique Running Party, no Café de La Musique Trancoso, propiciou mais diversão e integração.
Apoiada pela Prefeitura de Porto Seguro, Grupo Terravista e do Beach Club Café de La Musique, Fazenda Rio da Barra, Track & Field, Bahia Sul Contabilidade, Go Drone, Ana Bacana, Águia de Ouro, PM, Balsa Rio Buranhém, AR Turismo, Tôa Tôa, o evento foi um sucesso nacional.
Classificação:
· Masculino 5K:
Antônio Raimundo Neris de Oliveira
Delcimar de Jesus Souza
Edilson Marinho
· Masculino 10K:
Antônio Carlos de Jesus Borges
Jucelino Oliveira Gonçalves
Pedro Felipe Costa Pereira
· Feminino 5K:
Marli Xavier dos Santos
Fernanda Martins Cardoso
Margareth Silva de Oliveira
· Feminino 10K:
Miriam Santana de Matos
Eliene Soares
Rose Ribeiro da Silva

Publicada por  Esporte e Lazer 


7ca6c992-ae67-48ad-9472-3e7b4fb5fb6b 7e4238d2-8e75-4ba7-a0ba-ca71a0df2fa8 10b2cf47-da32-4cdd-82e7-4e48c2093e36 064cfbf0-a593-4c20-9988-d3ef099ffc7a

Polícia Militar tem novo comando em Porto Seguro


Numa solenidade realizada na tarde de 23/11, foi empossado o novo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro, Major Anacleto França Silva. A solenidade de transmissão de cargo foi conduzida pelo Subcomandante Geral da PM na Bahia, Coronel Antônio José Barbosa Reis, na própria sede do Batalhão.
A prefeita, que estava em viagem, foi representada pelo vice-prefeito Humberto Nascimento no evento, que contou com a presença de secretários municipais, juízes, promotores e lideranças da comunidade. O novo titular do 8º BPM era comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Cipe Mata Atlântica e chega sucedendo o ex-comandante, Carlos Humberto da Silva Moreira.
O novo comandante assume o cargo reafirmando o compromisso da Polícia Militar, de se empenhar para garantir a segurança da população a partir do policiamento ostensivo e da abertura de canais de diálogo permanente com a comunidade. E encontra na Prefeitura mais um parceiro na busca de novas conquistas na área de segurança pública.

Publicada por ASCOM 

0bb45245-6ce6-496d-b1ff-d9f0cc28d256

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Notícias de Porto Seguro, 25/11/2015


Programa contra Drogas forma mais 240 alunos em Porto Seguro

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, 240 alunos das escolas Paulo Souto e Municipal participaram da formatura da quarta turma do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), realizada no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Estiveram presentes o major Carlos Humberto, a secretária de Educação, Teresinha Siviero, o secretário de Serviços Públicos, Renovato Dias, o presidente da Câmara, Élio Brasil, e as diretoras escolares Jaci e Mônica. Todos homenagearam e entregaram lembranças aos alunos que se destacaram na produção de uma redação.
O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar e contempla dez aulas com policiais nas escolas, tratando de temas como combate às drogas, à violência e cidadania. O modelo teve início nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na década de 90, visando sobretudo estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.
A Prefeitura de Porto Seguro é uma grande parceria da iniciativa da Polícia Militar e não poupa esforços para atender às necessidades do Proerd. “Já estamos na quarta turma e espero realmente que não pare por aqui. A vida é longa e boa para quem se mantém longe das drogas”, afirmou a secretária de Educação, Teresinha Siviero.

Inscrições abertas no Busca Porto Seguro


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Dilma anuncia multa estimada em R$ 250 milhões por desastre em Mariana



A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou multa "preliminar" de R$ 250 milhões à Samarco, após responsabilizá-la pelo desastre em Mariana (MG). 
Em entrevista a jornalistas em Governador Valadares, ontem, após sobrevoar a área afetada pela lama das barragens que se romperam, Dilma disse que a empresa precisa arcar com a falta de atendimento à população, a reconstrução da região, além de outras multas que podem surgir no desenrolar do processo. 
Na última quinta-feira (5), duas barragens da mineradora se romperam e os rejeitos de mineração da empresa atingiram o distrito de Bento Rodrigues.
Por Bahia Notícias

Detran diz que não recebeu ofício sobre ‘cinquentinhas’; multas não serão canceladas



O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) ainda não recebeu o ofício que define o fim da cobrança de habilitação para os condutores de motos de 50 cilindradas, afirmou o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar.
Apesar de decisão da Justiça Federal de Pernambuco suspender a exigência em todo território nacional, o órgão baiano continua a multar aqueles que pilotam as chamada “cinquentinhas” no estado. O Departamento Nacional de Trânsito alega que enviou circular para todos os Detrans do país, mas Bacelar nega que tenha sido oficialmente notificado sobre a mudança. 
“Até hoje não recebemos esse oficio, por conta disso continuamos cobrando. [...] No Detran da Bahia não chegou. Deve ter se perdido no correio”, alegou.Apesar de dizer que obedecerá a decisão assim que receber o documento, Bacelar criticou duramente a decisão judicial.
“A meu ver, a juíza se enganou. Ela está equivocada. Entregar um veículo a uma pessoa não habilitada é expor a vida das pessoas. Óbvio que eu vou atender, mas vou cobrar que o Denatran se contraponha e peça a um juiz superior que cace os efeitos dessa medida. Ela é contra a vida”, avalia. 
O diretor-geral lembrou que as motos representam 31% da frota no estado e são responsáveis por 75% das indenizações pelo seguro obrigatório. “São vidas de pessoas, que ficam com sequelas. A decisão vai estimular esse número de acidentes”, alertou. 
Questionado sobre as multas que foram aplicadas após a decisão judicial, em outubro do ano passado, Bacelar informou que todas as punições são válidas e que os valores não serão devolvidos. “Não [devolveremos] porque a decisão só tem validade a partir de quando a pasta é notificada. E nós não fomos justificados”, conclui.
Por Bahia Notícias

Prefeitura de Porto Seguro pede ajuda da população no combate ao crime


domingo, 15 de novembro de 2015

Notícias de Porto Seguro, dia 15/11/2015


Noite Oriental com gastronomia japonesa no Hotel Solar do Imperador, Porto Seguro, Bahia

No dia 27 de novembro, sexta feira, de 2015, a partir das 19:00 horas acontecerá NOITE ORIENTAL, com gastronomia japonesa, assinada pela Chef Zana, no Hotel Solar do Imperador em Porto Seguro, Bahia.
Sashi, Sashimi, Temporá, Rolinho Primavera salgados e doces, Espetos e tudo que há de delicioso na culinária sunsei além do seguinte detalhe: os molhos personalizados da Chef.
A coordenação do evento é de Jeanete, que disse:"além da especial gastronomia os participantes irão jantar com música típica e com a vista maravilhosa proporcionada pela localização ímpar do Hotel Solar do Imperador" e que "o evento terá a cobertura da TV OPINIÃO"
As reservas devem ser realizadas a partir do dia 16/11/2015. Vagas Limitadas.
O Solar do Imperador fica na Estrada do Aeroporto 317, Porto Seguro, Bahia, (73) 3288-8450 , FAX (73) 3288-2647.

Alemanha pede para não misturar ataques com crise migratória

Da Agência Lusa
O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, apelou hoje (14) para que não seja feita uma ligação entre os atentados de sexta-feira em Paris e a crise migratória que a Europa enfrenta.
“Quero fazer este apelo urgente para que se evite estabelecer ligações rápidas com a situação relativa aos refugiados”, disse o ministro, frisando que já houve “um nível chocante de ataques contra candidatos a asilo e centros de acolhimento de refugiados”.
O ministro falou após uma reunião do gabinete de crise do governo alemão, na qual foi decidido aumentar a presença policial e reforçar o controle das fronteiras, assim como monitorar de perto os grupos de extrema-direita no país.
A Alemanha é uma dos países que mais refugiados deverá acolher este ano – perto de 1 milhão – e o significativo aumento da chegada de migrantes ao país intensificou os ataques contra os mesmos perpetrados por grupos xenófobos.
Pelo menos 128 pessoas morreram e 300 ficaram feridas nos atentados terroristas ocorridos na sexta-feira à noite em Paris.

Dia Mundial do Diabetes chama a atenção para os cuidados com a doença

Marieta Cazarré, repórter da Agência Brasil
Diabetes
O monitoramento do nível de glicose é fundamental para os diabéticosFABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR 
Enfermidade que atinge mais de 415 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 12 milhões só no Brasil, o diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, surgindo quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas. Segundo estimativa da Federação Internacional do Diabetes chegaremos em 2040 com 642 milhões de diabéticos em todo o mundo, o que significa um em cada 11 adultos portadores da doença.
Comemorado internacionalmente em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes envolve campanhas de divulgação e sensibilização sobre o tema. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991 e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.
A nutricionista Patrícia Ruffo, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, afirma que somente 26% dos diabéticos conseguem controlar a diabetes, que é uma doença crônica. “No entanto, uma pessoa pode reduzir as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em 58% dos casos simplesmente perdendo 7% do seu peso corporal”, disse.
O último Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa do Ministério da Saúde feita por telefone em 26 estados e no Distrito Federal,  mostrou que mais da metade dos brasileiros (52,4%) está acima do peso e a obesidade é um dos principais fatores para o pré-diabetes e o diabetes tipo II.
E, embora 62% dos brasileiros tenha ao menos um fator de risco para desenvolver o diabetes, somente 3 em cada 10 pessoas já ouviram falar do pré-diabetes, segundo pesquisa realizada por uma empresa farmacêutica. O pré-diabetes é um estágio anterior ao diabetes tipo 2 e ocorre quando os níveis de açúcar no sangue já estão acima do considerado normal, mas ainda é possível reverter o quadro com mudanças no estilo de vida. Adotar uma alimentação saudável, deixar de fumar e praticar exercícios físicos de forma regular são fundamentais para evitar a diabetes.
O pré-diabetes, assim como a diabetes, é difícil de diagnosticar. A doença só apresenta sintomas quando já está instalada e avançada, como, por exemplo, sede excessiva, necessidade de urinar muitas vezes e em grande quantidade, visão borrada ou cansaço acentuado.
Quem tem diabetes, ou está pré-diabético, precisa de uma alimentação equilibrada, com horários estabelecidos e intervalos adequados entre as refeições. O ideal é a ingestão de fibras, frutas e verduras, e a diminuição de alimentos saturados como frituras e açúcares simples (sacarose) encontrados, por exemplo, nos doces em geral.
Edição: Augusto Queiroz

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Notícias de Porto Seguro de 09/11/2015


Estudo mostra efeitos do aquecimento global em grandes cidades costeiras

Da Agência Lusa
Investigadores norte-americanos consideraram que o efeito das alterações climáticas pode levar ao desaparecimento, a longo prazo, de grandes cidades como Xangai, Bombaim e Hong Kong, mesmo se o aquecimento global for limitado a 2 graus Celsius (°C).
O estudo do instituto Climate Central, divulgado no domingo (8) à noite e três semanas antes da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), indica que com mais 2ºC, o nível da água do mar continuará a subir e pode encobrir territórios onde vivem atualmente 280 milhões de pessoas.
Se o aumento na temperatura for de 4ºC, o fenômeno vai ameaçar 600 milhões de habitantes. "Um aquecimento de 2ºC representa uma ameaça à existência, a longo prazo, muitas grandes cidades e regiões costeiras", disse Ben Strauss, um dos autores do estudo.
Mas as medidas tomadas para reduzir rápida e drasticamente as emissões de gases de efeito de estufa, que alteram o clima, podem fazer a diferença: "Ainda temos diante de nós um amplo leque de escolhas", acrescentou o pesquisador.
Se as emissões de gases de efeito de estufa continuarem a aumentar, levando a um aquecimento de 4ºC, o nível das águas subirá, em média, 8,9 metros, mostra o estudo.
Com um aquecimento de 3ºC, o nível da água do mar subirá 6,4 metros, cobrindo áreas com mais de 400 milhões de habitantes.
Com 2ºC, o mar subiria 4,7 metros e duas vezes menos pessoas seriam afetadas. Com uma elevação de 1,5°C na temperatura – objetivo exigido pelas nações mais vulneráveis como os pequenos Estados insulares, as águas subiriam 2,9 metros e a população afetada ficaria em torno de 137 milhões de pessoas.
A China será o país mais afetado: com 4ºC, a subida das águas afetará uma área onde vivem atualmente 145 milhões de pessoas, de acordo com este estudo que não avalia a evolução demográfica, nem a construção de infraestruturas, como diques.
Outros países serão particularmente afetados: Índia, Bangladesh, Vietnã, Indonésia, Japão, Estados Unidos, Filipinas, Egito, Brasil, Tailândia, Birmânia e Holanda. Entre as principais cidades contam-se Hong Kong, Calcutá, Dacca, Jacarta, Xangai, Bombaim, Hanói, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova Iorque e Tóquio.
Na site do Climate Central é possível ver imagens com projeções do impacto da elevação do nível do mar em várias cidades costeiras, inclusive o Rio de Janeiro.
As projeções levam em consideração a dilatação do oceano quando aquecido, o degelo de geleiras e a degradação das calotas polares da Groelândia e da Antártida, irreversível a partir de um determinado ponto.
Essa elevação será diferente em cada uma das regiões. "Na maioria dos casos, ela pode traduzir-se num centímetro por século, mas os deltas e as zonas urbanas" são mais vulneráveis, especificamente, porque estão menos protegidos pelos sedimentos.
O estudo baseia-se em dados de satélites sobre o nível dos oceânicos.
Steven Nerem, da Universidade do Colorado (EUA) analisou a metodologia do estudo e concluiu que existem "alguns erros em locais”, mas considerou ser “o melhor que se pode fazer com os dados públicos disponíveis".
Jean-Pascal van Ypersele, do grupo internacional de peritos sobre o clima (GIEC), afirmou tratar-se de "um estudo sólido".
Para o oceanógrafo Ben Marzeion, da Universidade de Bremen (Alemanha), os dados apresentados no estudo "podem representar um incrível fardo para muitas gerações futuras".
A temperatura do planeta subiu, desde a Revolução Industrial, 0,8ºC, um ritmo inédito provocado pela emissão de gases de efeito estufa.
A comunidade internacional fixou o objetivo de manter a alta da temperatura abaixo dos 2ºC e deve se reunir em 30 de novembro, em Paris, para tentar concluir um acordo universal que permita alcançar essa meta.

Nível de concentração de gases de efeito estufa tem novo recorde em 2014

Da Agência Lusa
O nível de concentração dos gases de efeito estufa atingiu novo recorde no ano passado, anunciou hoje (9) a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em seu relatório anual.
“Todo ano, registramos novo recorde nas concentrações de gases de efeito estufa”, lamentou o diretor da OMM, Michel Jarraud.
“A cada ano, dizemos que não temos mais tempo, devemos agir agora para reduzir as emissões de gases e para que tenhamos uma oportunidade de manter em nível razoável o aumento da temperatura”, destacou no relatório.
O estudo - que não mede as emissões de gases de efeito estufa, mas a sua concentração na atmosfera - mostra que o dióxido de carbono, o principal gás com efeito estufa de longa duração, aumentou para 397,7 partes por milhão (ppm) no ano passado.
“Não podemos ver o dióxido de carbono, é uma ameaça invisível, mas uma ameaça muito real”, lembrou Jarraud. “Isso significa temperaturas globais mais elevadas, mais fenômenos meteorológicos extremos, como vagas de calor, inundações, derretimento do gelo e aumento do nível do mar e da sua acidez”.
O relatório da agência da ONU é divulgado a três semanas da Cúpula do Clima de Paris (COP21), que visa à tomada de medidas significativas para limitar o fenômeno do aquecimento global.
O metano, o segundo gás com efeito estufa de longa duração, também atingiu novo recorde de concentração, 1.833 ppm em 2014, segundo o relatório.
A OMM indica que, com 60% das emissões de metano provocadas pela atividade humana, principalmente a pecuária, o cultivo de arroz, a exploração de combustíveis fósseis, foi registrado aumento de 254% das concentrações desse gás na atmosfera, desde os níveis da era pré-industrial.
O protóxido de azoto, cujo impacto no clima em um período de 100 anos é 298 vezes maior que o do dióxido de carbono e que também contribui para a destruição da camada de ozônio, que protege dos raios ultravioleta do sol, registrou o ano passado uma concentração de 327,1 partes por bilhão, ou 121% dos seus níveis antes da era industrial.

domingo, 8 de novembro de 2015

Chefe Zana mostra seus quitudes na abertura do Mistura Fina em Porto Seguro

Muitas novidades surgiram ontem no Mistura Fina, em Porto Seguro e elas saíram da cozinha. Foi a Chef Zana que apresentou seu cardápio de Petiscos para os convidados do cicerone da noite, o Sr. Val, que apresentou seus novos parceiros para a Empreitada do Novo Mistura Fina de Porto Seguro.
 





Mistura Fina abre com noite de gala com a assinatura da Chef Zana na cozinha

Ontem, dia 08 de novembro de 2015, às 18:00 hs o Mistura Fina de Porto Seguro reabriu suas portas para a degustação de Petiscos da Chef Zana. A noite foi regada de música de ótima qualidade com apresentações de 04 músicos presentes. O cicerone da noite, Val, prometeu muitas novidades para a alta temporada. No cardápio assinado pela Chefe, petiscos refinados com misturas de molhos e carnes da cozinha oriental, brasileira e chinesa. Quem provou gostou muito.
 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Notícias de Porto Seguro, 06/11/2015


Como doar sangue em Porto Seguro

A Prefeitura de Porto Seguro e o Hemocentro promoveram na quarta-feira (4), uma campanha de doação de sangue. O objetivo é ampliar o número de doadores e manter ativo o estoque de bolsas de sangue e sua distribuição. A coleta, realizada toda primeira quarta-feira do mês, é um dos mecanismos para sensibilizar a sociedade quanto à importância da doação. Participe!

Eduardo Cunha admite para deputados que controla contas na Suíça



O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já admitiu para deputados de sua confiança que controla contas bancárias secretas na Suíça. Segundo a Folha de S. Paulo, ele conversou com parlamentares sobre a sua defesa no processo de cassação do seu mandato e disse que vai insistir que não mentiu no depoimento à CPI da Petrobras em março, quando garantiu não ter contas no exterior.
Cunha deve argumentar que ele foi questionado se era titular das contas, sendo que na verdade elas foram registradas por empresas dele que foram abertas fora do Brasil. À Folha de S. Paulo, deputados admitiram que a defesa é fraca, pois documentos do Ministério Público da Suíça indicam que ele e seus familiares eram os beneficiários das contas. O presidente da Câmara também afirmou à CPI que não tinha "qualquer tipo" de conta além da declarada à Receita Federal no Brasil.
Em conversas com parlamentares, Cunha afirmou que o dinheiro dessas contas no exterior seriam fruto de negócios nos anos 80 e 90 e teria errado ao não declarar essas contas atualmente. Segundo o Código de Ética da Câmara, ocultação de patrimônio é considerada qubra de decoro parlamentar e pode levar à cassação.
Por Bahia Notícias

Manifestante joga balde de notas falsas de dólar na cabeça de Cunha



No momento em que concedia entrevista coletiva à imprensa, no Salão Verde da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi alvo de um "banho" de notas falsas de dólar. Um homem ligado ao movimento "Levante Popular da Juventude", surpreendeu o deputado e, munido de um balde, jogou as notas em sua cabeça. "Receba sua encomenda da Suíça, Cunha", gritou Tiago Ferreira, de 26 anos, que foi retirado pela Polícia Legislativa.
As notas falsas de 100 dólares, em vez do retrato de Benjamin Franklin, traziam a imagem do peemedebista. Carregado pelos seguranças, Tiago deixou o local gritando "Fora PT". Cunha tentou se manter impassível e disse que não se sentia constrangido com o episódio.
"Não vou, por causa de um militante encomendado e colocado aqui para fazer uma agressão, achar que isso vai me constranger, porque não vai. Esse provavelmente é contratado por alguém com um objetivo. Não vou pautar minha atuação por causa de um militante", respondeu.
A ação tumultuou o já inflamado Salão Verde, que vem sendo ocupado por manifestantes pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mais cedo, a oposição instalou um painel com assinaturas dos parlamentares favoráveis ao afastamento da petista. O painel foi colocado ao lado dos manifestantes e mais cedo houve um tumulto quando foi retirado do local.
Cunha informou que ordenou à Polícia Legislativa a retirada do painel, mas mandou investigar quem se antecipou à ação dos seguranças. Ele mandou abrir sindicância para apurar o episódio. "Desse jeito não vai continuar, vou tomar providências", afirmou. "Vou impor a ordem à Casa".
Por Bahia Notícia

Juíza que ordenou buscas na casa de filho de Lula é afastada



A juíza federal Célia Regina Ody Bernardes, que autorizou a deflagração de uma nova fase da Operação Zelotes que incluiu prisões e apreensões na casa de um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não responde mais pelos processos referentes à operação. 
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ela deixou o caso por conta do retorno do juiz titular da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Vallisney de Souza Oliveira, que voltou após exercer por um ano a função de juiz instrutor do ministro Napoleão Maia do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
O juiz informou que sua atuação na corte tinha prazo inicial previsto para seis meses. Ele afirma que decidiu voltar por considerar que seu trabalho no STJ “já estava feito”. “Foi pura coincidência, pura coincidência”, afirmou Oliveira à Folha, acrescentando que Célia Regina “fez um bom trabalho” e que “deu esse impulso todo” à apuração. 
“Eu sou o juiz natural desse processo, esse inquérito sempre foi meu, atuei nele dez meses, dei um monte de quebras [de sigilo] e outras medidas. Esse inquérito já está há algum tempo aqui. Agora ele vai ter que ir mais rápido por causas das prisões, tem réus presos. E vamos conduzir com tranquilidade o inquérito”, declarou.
Por Bahia Notícias

Preço da gasolina dispara em Porto Seguro




Motoristas de Porto Seguro, na quarta feira, dia 04/11 ficaram surpresos ao abastecerem seus veículos. A notícia sobre a greve das refinarias da Petrobrás trouxe especulação e aumento repentino dos preços dos combustíveis.
Nos postos de combustíveis que a gasolina custava R$ 3,69, aumentou para R$ 3,89 e à noite o preço chegou a atingir R$5,00.
Ainda de acordo com informações, quase 90% dos trabalhadores aderiram a greve, que iniciou no dia 28 de outubro com funcionários ocupando o prédio da Petrobras. Isso tem prejudicado o abastecimento dos caminhões tanques que fazem a distribuição nos postos de toda região.

Nova fórmula da aposentadoria desestimula entrar cedo no mercado, diz advogado


idosos
Para  especialistas,  a  fórmula 85/95 elevará o
tempo de contribuição para que o trabalhador
possa  se  aposentar    Arquivo/Agência  Brasil
Ao vetar a desaposentação, a Presidência da República acabou por remeter ao Judiciário a decisão sobre a possibilidade de o trabalhador, após uma primeira aposentadoria, voltar ao mercado e contribuir novamente para a Previdência a fim de obter um benefício maior.

Segundo especialistas consultados pelaAgência Brasil, essas e outras questões ligadas à nova legislação – em especial ao estabelecimento de um cálculo que considera não só o tempo de contribuição, mas também a idade do beneficiário – resultarão principalmente na ampliação do tempo de contribuição previdenciária.
“Quem começou cedo a trabalhar terá tempo, mas não terá idade. Quem começou tarde terá idade, mas não terá tempo”, resume o tributarista e advogado especializado em direito do trabalho e em direito previdenciário Auro Vidigal. “Dessa forma, a legislação desestimula as pessoas a entrarem mais cedo no mercado, além de impor mais tempo para se aposentar.”
Ele explica que, desde 1998, o país tinha uma legislação que determinava que a aposentadoria só seria concedida levando em conta o fator previdenciário. Lei que, segundo Vidigal, sempre foi “cruel”, principalmente com quem passou muitos anos pagando e acabou se aposentando com valor abaixo do que foi pago.

“Antes de falar de desaposentação, o governo criou uma lei determinando que, para se aposentar, é necessário um mínimo de 35 anos de contribuição, para os homens, e de 30 anos, para as mulheres. Ao adotar também como critério a idade, será necessário ter, no mínimo, 50 anos para atingir a marca de 85 pontos e se aposentar com o salário relativo à contribuição. Pontuação que mudará daqui a dois anos, passando de 85 e 95 anos [para mulheres e homens, respectivamente] para 86 e 96, até chegar a 90 e 100”, acrescentou o advogado.
De acordo com o advogado, a nova lei é, de um lado, boa porque cria uma regra predefinida com relação à forma de aposentadoria. Mas, ao mesmo tempo, a chamada fórmula 85/95 é “cruel” porque uma pessoa que começou a trabalhar com 18 anos e contribuiu durante 35 anos não terá condições de se aposentar aos 53 anos, como tinha direito. Isso porque não terá atingido a nova pontuação. “Essa legislação desestimula as pessoas a começarem a trabalhar desde cedo. Quanto mais cedo começar a trabalhar, mais tempo terá de contribuir.”
Todo esse contexto se deve ao fato de o brasileiro estar vivendo mais e melhor. Isso fez com que o beneficio da aposentadoria passasse a ser pago por um período maior de tempo. Mestre na área previdenciária, a professora Thaís Riedel, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), afirma que muitas pessoas começaram a trabalhar cedo, na expectativa de se aposentar em uma idade menos avançada. Isso fez com que muitas delas se aposentassem cedo e, posteriormente, buscassem a desaposentação, dando continuidade às contribuições previdenciárias na tentativa de obter um benefício mais vantajoso.
Para isso, era necessário pedir a desaposentação, benefício que também onera os cofres públicos e gera muitas demandas no Judiciário. “O veto à desaposentação pela Presidência da República acabou por remeter ao judiciário a decisão final sobre essa matéria, e isso deverá ser feito em breve. O problema é que, até o momento, a questão não está pacificada, porque o Judiciário já apresentou três posições diferentes sobre essa mesma matéria”, disse a professora.
Segundo Thaís, uma das vertentes de decisões do Judiciário nega a desaposentação, e duas autorizam, mas de diferentes formas. “Entre as que autorizaram a desaposentação, houve caso em que foi pedida a devolução do que foi pago de aposentadoria ao beneficiado, o que é um absurdo. Em outra, a Justiça aceitou a desaposentação, sem necessidade de devolução do recebido, possibilitando a nova aposentadoria, anulando a anterior e fazendo um recálculo”.

Na avaliação de Vidigal, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue ser legal a desaposentação, o veto presidencial desta quinta-feira (5) “perderá sua eficácia”.

Edição: Nádia Franco  Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Greve dos petroleiros mantém perdas na produção da Petrobras


A Petrobras informou que, apesar da queda na produção, tem conseguido reduzir os impactos da greve dos petroleiros. Hoje (5) à noite, a estatal estima uma perda de 127 mil barris de petróleo para o fechamento. A perda de ontem, de 134 mil barris de petróleo, significou uma recuperação de 25% na comparação à queda do dia anterior.
Para a Petrobras, casos isolados de ocupação de instalações e de controle da produção, impedem a atuação de equipes de contingência da empresa para restabelecer o funcionamento, mas adiantou que está tomando providências jurídicas.

“A companhia está tomando as medidas jurídicas cabíveis para resguardar seus direitos e continuará atuando para garantir a manutenção de suas atividades, a preservação de suas instalações e a segurança de seus trabalhadores”, informou a Petrobras em nota divulgada às 21h50.
Abastecimento
Os postos revendedores de combustíveis estão com o funcionamento normal. A informação é da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). Segundo a entidade, até o momento, “não há informações sobre ocorrências de falha no abastecimento”. No município do Rio, o funcionamento foi confirmado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Lubrificantes e Lojas de Conveniência (Sindcomb).
De acordo com a entidade, hoje (5) chegou a ser noticiado que um posto fechou por falta de diesel, mas a informação foi contestada. O posto interrompeu o funcionamento por causa de uma obra e não estava com falta de combustíveis.
Manifestação
Hoje um grupo de petroleiros fez uma manifestação, organizada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), em frente ao Estaleiro Inhaúma, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, para denunciar a transferência de obras para outras partes do Brasil, entre elas, Rio Grande do Sul e Paraná; e até para fora do país, como para a China.
Segundo o secretário-geral da FNP, Emanuel Jorge Cancella, os petroleiros estão preocupados com a possibilidade do Inhaúma ser fechado, o que representará perda de empregos, repetindo o que ocorreu no Estaleiro Eisa-Mauá, em Niterói, e no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), localizado em Itaboraí, na região metropolitana. “Já cortaram 2 mil neste estaleiro e o temor é a perda de mais emprego e fechamento do estaleiro, porque a indústria naval é muito importante para o país e para o estado”, disse o dirigente sindical.
De acordo com a FNP, na década de 1980, o estaleiro, que tinha o nome de Ishibrás, era um dos maiores a receber encomendas no mundo, mas na década de 1990 foi paralisado diante dos impactos da decadência da indústria naval. Somente em 2010 a situação mudou com o arrendamento da Petrobras e a retomada das atividades em 2012, quando o estaleiro se comprometeu a construir a  FPSO-74 para o pré-sal da Bacia de Santos.

Edição: Fábio Massalli  Cristina Indio do Brasil - Repórter Agência Brasil