As operações de ajuda humanitária no Iraque podem acabar a qualquer momento devido à falta de fundos, alertou a Coordenadora Humanitária da ONU para o país, Lise Grande, durante um evento no Parlamento Europeu em Bruxelas (Bélgica), nesta quinta-feira (04), quando lançou um novo apelo humanitário de 500 milhões de dólares para o Iraque. Os fundos serão usados para levar ajudar para 5,6 milhões de pessoas, durante os próximos seis meses.
Afirmando que apesar de todos os esforços, “mais de 50% da operação humanitária em curso será encerrada se o dinheiro não for recebido imediatamente” e que as consequências serão “catastróficas”, Grande lembrou que a crise iraquiana é uma das mais complexas e voláteis do mundo.
Hoje, mais de 8 milhões de pessoas necessitam de apoio imediato, número que pode chegar a 10 milhões até o final de 2015. A violência já forçou quase três milhões de pessoas a fugirem de suas casas, deixando-as espalhadas em mais de 3.000 localidades em todo o país. Os direitos humanos e o Estado de Direito estão sob constante ataque.Execuções em massa, estupros sistemáticos e outros atos de violência tornaram-se rotina.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário