A finalidade da campanha ‘Construindo cidades resilientes: minha cidade está se preparando!’ é aumentar o grau de compromisso das cidades para práticas de desenvolvimento sustentável como forma de diminuir vulnerabilidades, além de propiciar segurança aos cidadãos.
Desde dezembro de 2013, Porto Alegre iniciou um profundo debate para elaboração da sua estratégia para o Desafio de Resiliência, uma iniciativa pioneira da Fundação Rockefeller para identificar 100 cidades preparadas para enfrentar futuros desastres. O processo ganhou um novo marco nesta segunda-feira (08), quando a capital do Rio Grande do Sul sela sua adesão à campanha de Cidades Resilientes da Organização das Nações Unidas (ONU) durante o 1º Workshop de Cidades Resilientes.
A campanha da ONU ‘Construindo cidades resilientes: minha cidade está se preparando!’ tem o objetivo de aumentar o grau de compromisso das cidades para práticas de desenvolvimento sustentável como forma de diminuir vulnerabilidades, além de propiciar segurança dos cidadãos. No Brasil, 344 cidades participam da campanha, sendo nove no Rio Grande do Sul.
A partir da assinatura, a cidade passará a contar com o apoio e as recomendações da ONU e também se compromete a executar ações, como a criação de programas educativos,INVESTIR na implementação e manutenção de infraestruturas que evitem inundações e também a coordenação de ações com participação da comunidade e da sociedade civil organizada.
O 1º Workshop de Cidades Resilientes contará com a presença de gestores e especialistas em temas fundamentais à discussão sobre resiliência vindos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além de países como Colômbia, Equador e Estados Unidos. Três grandes temas nortearão o Workshop em Porto Alegre: Mudanças Climáticas, Cultura de Paz e Revitalização das Cidades.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário