Pesquisar no Blog de Notícias

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Grupo voa 1.500 km de monomotor para refazer caminho de Cabral

Expedição Rota do Descobrimento sai de São Vicente rumo a Porto Seguro.
Objetivo é completar o caminho feito por Pedro Álvares Cabral em 1500.


Pilotos irão passar por várias paisagens do litoral brasileiro (Foto: Leandro Saad/Arquivo)
Pilotos irão passar por várias paisagens do litoral brasileiro (Foto: Leandro Saad/Arquivo Pessoal)
Seis pilotos de paramotor iniciam, nesta terça-feira (16), uma viagem inspirada no roteiro feito por Pedro Álvares Cabral no ano de 1.500. A Expedição 'Rota do Descobrimento' irá durar 14 dias e partir de São Vicente, no litoral de São Paulo, rumo a Porto Seguro, na Bahia. Além de sobrevoar lindas paisagens brasileiras, eles irão filmar todo o trajeto e, futuramente, montar um documentário.

A ideia da expedição nasceu de conversas entre o grupo de amigos aventureiros. “Nós estávamos empolgados com a ideia de voar o litoral de São Paulo e a Bahia a bordo dos nossos paramotores, passando por lugares que Cabral viu há 500 anos”, explica Márcio Aita, multicampeão brasileiro e sul-americano de paramotor, que comanda a equipe.
Os pilotos irão percorrer 1.500 km, voando cerca de 4 a 6 horas por dia, passando por quatro estados brasileiros. Além de Aita, os pilotos Roberto Gerolamo, Charles Figueiredo, Daniel Fabian, Valter Coca e Filipe Dutra participarão da expedição, que também contará com uma equipe em terra para auxiliar nas previsões meteorológicas.
Cada piloto levará, pelo menos, uma câmera para registrar as imagens aéreas das paisagens brasileiras, além de gravações que serão feitar por terra. Todo o material será utilizado para montar um documentário.
Expedição conta com a participação de seis pilotos (Foto: Leandro Saad/Divulgação)Expedição conta com a participação de seis pilotos (Foto: Leandro Saad/Divulgação)
Segundo Aita, durante o trajeto, acontecerão entre 12 e 14 paradas em praias do litoral brasileiro onde a equipe ficará em campings ouPOUSADAS. A primeira parada será em Trindade, no Rio de Janeiro, a cerca de 190 km de distância de São Vicente.
A segurança do grupo é a prioridade. Por isso, todos os equipamentos estão prontos para enfrentar a aventura nos ares. “A gente está prestigiando um esporte muito bacana. A gente precisa estar com os nossos equipamentos em ordem. Os pilotos estão bem tranquilos, bem relaxados”, falou. Ventos ou tempestades muito fortes poderão adiar o roteiro.
Atleta profissional e instrutor de voo, Marcio Aita, tem grande experiência em viagens de longa duração realizadas do Rio Grande do Sul até o Rio Grande no Norte, pelo cerrado brasileiro, e até uma aventura internacional para o mapeamento de sítios paleontológicos. Mas, desta vez, os desafios e prazeres são outros.
“A novidade dessa expedição é a amizade do grupo. Vamos estar 14 dias voando juntos. E a parte do desafio é passar por alguns locais com montanhas altas no litoral norte paulista, ventos fortes do Espírito Santo e recorte do revelo da Bahia. Juntamos a nossa adrenalina e o nosso prazer do vôo”, finaliza Aita.
Os pilotos irão percorrer 1500 km, voando cerca de 4 a 6 horas por dia (Foto: Leandro Saad/Arquivo)Os pilotos irão percorrer 1.500 km, voando cerca de 4 a 6 horas por dia (Foto: Leandro Saad/Arquivo Pessoal)Fonte: G1 - Mariane Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário