Pessoas em situação de rua participaram no dia 18, de momento de integração em uma roda de conversa na Praça da Tarifa por meio de uma mobilização realizada pela Prefeitura de Porto Seguro, com direito a CAFÉ da manhã, exames médicos rápidos e orientações sobre seus direitos.
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), passou orientações sobre os serviços ofertados, tais como retirada de documentos, liberação de passagens para cidades de origem, capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. Além disso, para atendimento psicossocial e assistência pela rede setorial de políticas públicas de garantia de direitos.
Um diagnóstico municipal apontou em julho, 619 indivíduos morando nas ruas. Em sua maioria, são migrante, treicheiros ou usuários de substâncias psicoativas e outros que vieram em busca de emprego. “Os principais fatores que levam pessoas a viverem nestas condições são conflitos familiares, drogadição e desemprego”, diz a secretária da pasta, Lívia Bittencourt, falando também sobre os serviços no espaço de convivência, como lavanderia, higiene pessoal e alimentação, além de ser “a porta de saída destas pessoas da rua, em que traçamos com elas um projeto de superação de vida, de dificuldades e de estima”, afirma.
Fonte: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Nenhum comentário:
Postar um comentário