Nota de esclarecimento
A Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria de Saúde, vem por meio desta esclarecer sobre a morte da paciente Celina Mattos, de 68 anos, ocorrido no dia 20 de junho de 2015, noticiado em sites de imprensa.
Informamos que a paciente recebeu, em primeira instância, atendimento na UPA 24H (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no bairro Frei Calixto e, em seguida, encaminhada pela equipe do SAMU 24H, para o Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães, onde deu entrada com sintomas de gastroenterite infecciosa, uma infecção do aparelho gastrointestinal.
São muitas as causas que podem ter desencadeado essa doença infecciosa, que normalmente é causada por uma infecção viral, podendo também ser disseminada por parasitas e bactérias. O termo gastroenterite significa inflamação do sistema gástrico, podendo ser no estômago e nos intestinos.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da atuação da Vigilância Sanitária, recomenda que a população e turistas só adquiram alimentos em locais devidamente cadastrados com alvará sanitário e que possuem o selo de estabelecimento vistoriado, objetivando, dessa forma, garantir a saúde dos consumidores em cumprimento às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
É pertinente salientar o trabalho minucioso implementado pela Vigilância Sanitária no município de Porto Seguro, que atua diariamente visitando hotéis, supermercados, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, ambulantes e os mais diversos segmentos fiscalizando as condições de higiene, manipulação e acondicionamento bebidas e produtos alimentícios produzidos para comercialização, com a finalidade de prevenir, eliminar riscos à saúde humana.
Por fim, a Área técnica de investigação de óbito continua atuando na verificação de todos os fatores que ocasionaram a fatalidade envolvendo a Senhora Celina Mattos, causando profunda tristeza aos seus familiares e as equipes de profissionais de saúde que acompanharam a evolução do caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário