A ONU não terá direito a voto na Comissão, mas fornecerá conselhos e competência técnica, baseados nas melhores práticas internacionais.
A Missão da ONU para a Assistência no Afeganistão (UNAMA) parabenizou, neste domingo (19), o estabelecimento, pelo Governo de Unidade Nacional, de umaComissão de Reforma do Sistema Eleitoral no país.
“Este é um passo importante”, disse o representante especial do secretário-geral para o Afeganistão, Nicholas Haysom. “Aguardamos com ansiedade um processo de reforma eleitoral crível, inclusivo e transparente. A UNAMA incentiva as autoridades afegãs a tomar as decisões necessárias sobre o calendário eleitoral para as próximas eleições parlamentares e outras futuras.”
O vice-representante especial do secretário-geral para o Afeganistão, Tadamichi Yamamoto, foi nomeado para a Comissão, onde servirá como ponto focal para a Missão e coordenará a assistência internacional. A ONU não terá direito a voto na Comissão, mas fornecerá conselhos e competência técnica baseados nas melhores práticas internacionais.
“As reformas eleitorais são essenciais para restaurar a fé do povo afegão no processo democrático e leva a uma maior estabilidade política”, disse Yamamoto.
Fonte: ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário