Pesquisar no Blog de Notícias

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Invenção de veículo elétrico solar com autonomia de mil quilômetros


funiber-stellar

  • té agora, os veículos elétricos eram fabricados com capacidade para transportar apenas um passageiro, ou talvez dois, mas isso está prestes a mudar com o protótipo Stella Lux, um automóvel familiar com capacidade para quatro pessoas. O novo veículo elétrico pode percorrer até 1.100 quilômetros em um dia ensolarado com uma única carga. O formato do automóvel não é convencional, pois o protótipo é dividido por um túnel, mas seu desenho aerodinâmico particular consegue otimizar seu desempenho.
O Stella Lux foi projetado por uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. O protótipo foi fabricando com fibras de carbono e alumínio e chega a pesar 375 quilos. O Stella Lux é considerado um dos veículos elétricos mais eficientes e leves disponíveis até o momento.
A primeira versão deste protótipo, fabricada em 2013, ganhou o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de automóveis solares realizada na Austrália. Aparentemente, a equipe de estudantes participará da corrida deste ano, que iniciará em 18 de outubro, mas ainda falta muito trabalho para alcançar esta meta, porque, este ano, estabeleceu-se como condição que os automóveis elétricos que participarem da competição devem manter uma autonomia de 3.000 quilômetros.
Automóvel inteligente 

Stella Lux possui um sistema inteligente de navegação e de gestão de energia. O sistema Solar Navigator coleta informação sobre o clima e dá sugestões sobre a melhor rota. O automóvel tem um sistema que pode ser sincronizado aos smartphones e um sistema de gestão de aplicativos que pode ser operado de modo muito simples, aumentando a segurança ao dirigir o veículo.
O projeto
O Solar Team Eindhoven é uma equipe formada por 21 estudantes destacados de diversas faculdades da Universidade Técnica de Eindhoven. Para participar do projeto, os estudantesfazem uma pausa em seus estudos por um ano e meio para participar da construção do automóvel solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário